O Google iniciou, nesta quarta-feira (12), a integração do Gmail com os aplicativos Meet, Rooms e Chat para clientes da plataforma corporativa G Suite. Em comunicado, a companhia afirmou que a novidade é disponibilizada gradualmente para versões web e Android do aplicativo, mas não disse quando a atualização será distribuída para sistemas iOS.
A iniciativa introduz uma nova experiência ao serviço de e-mail da gigante de tecnologia. As quatro ferramentas estarão disponíveis em uma barra inferior na interface do app.
O Chat permite que usuários enviem mensagens individuais ou em pequenos grupos diretamente para colegas registrados no G Suite. O Rooms oferece canais de bate-papo e organização de tarefas, já o Meet proporciona uma ferramenta de videoconferências em grupo.
Com todos esses componentes integrados, o Gmail se torna uma plataforma concorrente do Slack e do Microsoft Teams. “Esperamos que essa nova experiência integrada no Gmail ajude você a manter o foco, ser produtivo e colaborar com mais eficácia”, diz o Google em uma publicação no blog oficial da empresa.
Novo design do Gmail com a integração dos serviços Chat, Meet e Rooms. Imagem: Google/Reprodução
A companhia afirma que a atualização não afeta outros recursos do serviços de correio eletrônico do Gmail. Além disso, a novidade permite que usuários acessem e editem um documento do Google Docs com outros colaboradores sem sair da plataforma. O Google ainda introduziu uma série de novas ferramentas aos serviços agora integrados no app.
Entre as funções inéditas estão a possibilidade de atribuir tarefas de grupo; receber notificações sobre as atualizações de tarefas no Rooms; fixar as salas importantes para que elas sejam fáceis de acessar; definir o status como “Não perturbe”; informar o status “Fora do escritório” no Google Chat; acompanhar arquivos compartilhados em salas do Rooms; e iniciar uma nova reunião do Meet na web.
Melhorias para o G Suit Education
O Google vai adicionar uma série de novos recursos ao Google Meet de clientes do G Suit for Education. As novidades contam com a opção de ‘levantar a mão’, gravação de aulas e a possibilidade de inserir até 49 participantes no mosaico.
Até o final do ano, a gigante de tecnologia também pretende adicionar ao ferramentas de perguntas e respostas, além de um espaço para pesquisas e gravações temporárias de aulas gratuitas para usuários do G Suite for Education. E para tornar o ambiente mais parecido com uma sala de aula, o Google Meet ainda oferecerá um quadro branco integrado, que deve facilitar a dinâmica das atividades entre professores e alunos.
Via: Google