O 99 Food, serviço de entrega de refeições do app de mobilidade 99, deve chegar a 12 novas cidades do país ao longo de maio. Nos próximos dias, o serviço chegará a cidades como São José dos Campos, Santos, Salvador, Fortaleza, Niterói e Acaraju. Atualmente o 99 Food opera apenas em Belo Horizonte, Curitiba e Divinópolis.
Por enquanto, a plataforma funcionará nessas cidades com o formato de marketplace – no qual o app serve como um cardápio para os restaurantes, que são responsáveis pela logística. Teresina, Goiânia, Varginha, Manaus, Canoas e Jaboatão dos Guararapes também fazem parte do grupo.
Hoje, apenas as capitais de Minas Gerais e Paraná contam com o que a empresa chama de “serviço completo”, no qual a 99 Food se encarrega tanto do pedido como da entrega, com parceria com os motoboys. Este é o modelo praticado amplamente pelas principais rivais da empresa no país – iFood, UberEats e Rappi.
“Apesar do contexto do coronavírus, estamos seguindo com o plano de expansão que tínhamos traçado inicialmente”, afirma Danilo Mansano, diretor geral da 99 Food.
Número de pedidos
A empresa já completou 1 milhão de pedidos em Belo Horizonte desde dezembro, quando começou a operar na cidade. São 3 mil restaurantes e 12 mil entregadores parceiros na capital mineira. Em Curitiba, onde começou a operar no início de abril, são mil estabelecimentos. São quatro modalidades de entrega possíveis: carros, motocicletas, bicicletas e a pé.
Segundo Mansano, a escolha para estreia em algumas cidades específica e não em mercados maiores, como São Paulo e Rio de Janeiro, se deve à busca por entender o produto. “Escolhemos cidades em que podemos validar nossos testes, estratégias e competências, ao longo do caminho”, diz o executivo.
Plano de expansão
A longo prazo, porém, a 99 Food pretende ocupar boa parte das 1,7 mil cidades em que o aplicativo de mobilidade 99 atua no país. Além do Brasil, o 99 Food está presente em países como China, México e Japão – nos três mercados, porém, o nome da plataforma é Didi Food.
“O mercado, que cresceu com o coronavírus, pode se estabilizar, mas nós temos o desafio de garantir volume de pedidos para sustentar restaurantes e entregadores nesse meio tempo.” A empresa afirma ainda que está comprometida em entregar máscaras e álcool gel para seus entregadores durante a pandemia do coronavírus.
Via: Estadão