O Facebook está atualizando os tipos de informação que os usuários recebem em relação às empresas que possuem acesso aos seus dados. As mudanças no recurso “Por que estou vendo este anúncio?” foram anunciadas em uma postagem no blog oficial da empresa ontem.
O texto inclui informações mais específicas sobre por que um usuário está recebendo anúncios segmentados de acordo com seus interesses. Além disso, os usuários poderão ver mais informações sobre as empresas que fazem upload de listas de informações e quais anunciantes usam essas informações para segmentar anúncios.
Agora, será possível verificar quais empresas estão compartilhando seus dados, ou as que estão utilizando-os. Em sua defesa, o Facebook afirma que os dados são compartilhados sem que informações confidenciais como identidade e de contato sejam fornecidas. As empresas possuem acesso apenas às estatísticas.
Para verificar quais são as empresas que usaram seus dados recentemente, o usuário pode acessar sua página de “Preferências de anúncio“. Na página, estão descritos os anúncios estão sendo segmentados de acordo com suas interações.
O interessante a se observar é que, em alguns casos, pessoas afirmam que não pesquisaram nenhum desses termos, apenas o citou em alguma conversa. Isso levanta uma questão bastante interessante sobre nossas conversas próximas aos nossos smartphones estarem sendo constantemente gravadas e monitoradas.
Para quem desejar, ainda há a opção de ocultar determinados tópicos, além de ser possível escolher as configurações dos anúncios mostrados. A rede social afirma que os usuários também podem obter informações mais detalhadas sobre cada anúncio diretamente na opção “Por que estou vendo este anúncio?” quando a propaganda aparecer.
Via: CNBC