O Facebook começou a testar na cidade de San Juan, em Porto Rico, o sistema de internet sem fios Terragraph. Ao longo dos próximos seis meses, a empresa operará o serviço em parceria com a operadora portorriquenha AeroNet para fornecer internet com velocidade na casa dos gigabits por segundo (equivalente a 1.000 megabits por segundo) na região da Velha San Juan, área turística e patrimônio tombado da Unesco.
O emprego da tecnologia sem fio do Facebook tem tudo a ver com o fato de a região ser um patrimônio tombado. Afinal de contas, a realização de obras para a implementação de fibra óptica teria uma série de barreiras que tornaram mais simples seguir a alternativa sem fio proposta pela empresa de Mark Zuckerberg.
O Terragraph é um sistema que utiliza ondas de rádio de alta frequência, na faixa de 60 GHz, utilizando uma tecnologia batizada como WiGig. Ela tem vantagens em relação a desempenho de rede, mas tem fraquezas, também: sinais de alta frequência têm dificuldades de penetrar por paredes e janelas, são mais afetados pela chuva e têm um alcance menor, o que faz com que seja necessário reduzir a distância entre as antenas para uma cobertura confiável. Elas são pequenas e podem ser acopladas a estruturas já existentes, como postes de energia e placas, o que ainda é mais simples e barato do que a instalação de redes de fibra óptica.
O Facebook havia anunciado o Terragraph em 2016, durante uma apresentação na F8, a conferência anual da empresa para desenvolvedores. De lá para cá, a empresa começou a testar a tecnologia na própria sede e implementou a ferramenta na cidade de San Jose, na Califórnia.