O fato de que cada nova temporada de “Game of Thrones” se torna uma nova recordista de pirataria parece não afetar muito a montanha de dinheiro que a série rende à HBO. De acordo com um levantamento feito pela empresa de pesquisa App Annie, a estreia da sétima temporada triplicou a receita do HBO Go no dia em que foi lançada.
HBO Go é o aplicativo de vídeos sob demanda da empresa, e é por meio dele que os fãs da série conseguem acessar e baixar os novos episódios assim que eles saem. No dia da estreia e pelos quatro dias seguintes, o app foi baixado mais de quatro vezes mais do que nos trinta dias anteriores à estreia. Só nos EUA, segundo o TechCrunch, foram mais de 500 mil downloads do aplicativo, entre Android e iOS.
Esse aumento de downloads também foi acompanhado por um aumento de dinheiro gasto com o app. No dia da estreia da nova temporada, ele subiu 11 posições no ranking de aplicativos mais rentáveis do mundo, chegando à terceira posição. Ele foi o aplicativo não-jogo mais rentável tanto da loja do Google quanto da loja da Apple, perdendo apenas para os jogos “Candy Crush Saga” e “Clash of Clans”.
Mercado de streaming
Segundo a Variety, o serviço de streaming da HBO havia chegado, no começo do ano, a mais de 2 milhões de usuários. O número deve ter aumentado consideravelmente desde então, mas ainda não seria suficiente para deixar o serviço próximo da Netflix. O serviço de streaming responsável por séries como “Stranger Things” e “Orange is the New Black” anunciou recentemente que passou dos 100 milhões de assinantes.
Um dos problemas que a HBO tem para chegar nesse número é o fato de que muita gente assina o serviço só para assistir a “Game of Thrones” e depois cancela a assinatura quando a nova temporada acaba. Ainda segundo a Variety, a rede pretende amenizar esse problema criando novas séries atrativas para seus assinantes, como “Westworld”.