Estado do Alasca ganha seu primeiro ônibus escolar elétrico

Veículo ainda foi equipado com painéis solares que devem otimizar seu funcionamento
Redação14/10/2020 23h29, atualizada em 15/10/2020 00h20

20201014082907

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O enorme estado do Alasca, nos Estados Unidos, ganhou seu primeiro ônibus escolar elétrico nesta semana. O veículo, fabricado pela montadora especializada em ônibus Thomas Built Buses, foi destinado à pequena e gelada cidade de Tok, onde substituirá um dos sete ônibus a diesel que compõem a frota da região.

O ônibus elétrico foi adquirido pela Tok Transportation, empresa responsável pela gestão do transporte público de Tok. Além de adquirir o veículo, a empresa também investiu em painéis solares na parte superior do ônibus, a fim de otimizar seu sistema elétrico. No entanto, vale lembrar que, por conta das baixíssimas temperaturas que atingem o Alasca todos os meses, os painéis solares foram instalados internamente para evitar desgastes.

Reprodução

Exemplo de ônibus elétrico com painéis solares embutidos. Imagem: Supergenijalac/Shutterstock

Embora os ônibus elétricos custem mais do que os movidos a diesel em um primeiro momento, os gastos a longo prazo compensam a troca: são 19 centavos por milha para operar um ônibus elétrico contra 54 centavos por milha para um ônibus a diesel.

Stretch Blackard, dono da Tok Transportation, também destacou outros benefícios. “Você não tem nenhum ruído. Você não tem as emissões do diesel. Você não precisa aquecê-lo ou qualquer um desses tipos de coisas, então esse é o bônus da eletricidade”, contou Blackard.

Ainda que a cidade de Tok tenha apenas 1.200 habitantes, a mudança representa pioneirismo na iniciativa de introduzir o transporte limpo no Alasca.

Se todos os estados estadunidenses seguissem o exemplo da Virgínia, que anunciou uma compra massiva de ônibus escolares elétricos no decorrer dos cinco anos seguintes a 2019, o transporte público elétrico se tornaria mais acessível como um todo.

Via: Electrek

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital