A cidade de São Paulo vai receber o primeiro ônibus elétrico totalmente produzido no Brasil. O veículo foi apresentado pela SPTrans, órgão responsável pelo sistema de transporte público da cidade, e tem autonomia de até 300 km.
Com carroceria da Caio e chassi da montadora de veículos elétricos chinesa BYD, o ônibus usa baterias de fosfato de ferro (LiFePO4) que demoram entre 4 e 5 horas para serem carregados.
Ele é adaptado para algumas exigências modernas dos ônibus da cidade, com ar-condicionado, entradas USB para recarga do smartphone dos passageiros e rede Wi-Fi. Até 84 passageiros cabem dentro de um desses veículos simultaneamente.
A cidade de São Paulo já possui ônibus feitos com a tecnologia da BYD rodando pelas ruas, mas eles são importados – este é o primeiro totalmente feito no Brasil que vai circular pelas vias da capital paulista. Ele deve ser apenas o primeiro do tipo, já que uma nova licitação para ônibus na cidade está sendo finalizada e terá metas de adoção de frota com energia renovável.