A National Transportation Safety Board (NTSB), órgão federal norte-americano responsável por investigar acidentes de avião, trens ou carros em circunstâncias especiais, publicou seu relatório final sobre uma acidente fatal envolvendo um Tesla Model 3 com o piloto automático acionado, que colidiu com um caminhão há um ano, em uma rodovia em Delray Beach, Flórida.
Os peritos concluíram como causa provável do acidente o fato do motorista do caminhão não ter dado a preferência para o carro na saída da estrada – e assim cruzando com o veículo de frente na US Highway 441. Porém, o relatório também culpa parcialmente a dependência do motorista do Model 3 no piloto automático.
Segundo a NTSB, “contribuiu para o acidente o design operacional do sistema de automação parcial da Tesla, que permitiu o desligamento do motorista, e a falha da empresa em limitar o uso do sistema às condições para as quais foi projetado”. O motorista, que tinha 50 anos, pareceu não ter percebido o caminhão atravessando a estrada – colidiindo transversalmente com ele, de modo que o carro passou por baixo do veículo maior e perdendo toda parte superior.
A Tesla informou que os sistemas de alerta de colisão frontal e de freios de emergência automáticos do veículo não foram projetados para serem ativados contra o tráfego cruzado ou evitar colisões em alta velocidade. Sendo assim, o sistema de visão do piloto automático não detectou o caminhão como um objeto ou ameaça ao cruzar o caminho do carro.
Sobrou ainda para a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA, agência reguladora de trânsito dos EUA), pela maneira com que abordou a regulamentação dos sistemas de assistência ao motorista. “A falha da NHTSA em desenvolver um método para verificar a incorporação dos fabricantes de salvaguardas aceitáveis ââdo sistema para veículos com automação de nível 2 contribuiu ainda mais para o acidente”, diz o relatório da NTSB.
“A investigação de Delray Beach marca o terceiro acidente fatal que nós trabalhamos, quando a dependência excessiva de um motorista no piloto automático da Tesla e o design operacional do piloto automático da Tesla levaram a consequências trágicas”, disse Robert Sumwalt, presidente da NTSB.
Via: ZDNet