Corretora proíbe transferências de bitcoins para site neonazista

Redação16/08/2017 14h50, atualizada em 16/08/2017 15h10

20160411113728

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A corretora de moedas virtuais Coinbase começou a proibir doações em bitcoin para o site neonazista The Daily Stormer. De acordo com o VentureBeat, contas que tentavam transferir valores para a conta associada ao site estavam sendo fechadas pela corretora.

Comentando sobre a situação, a Coinbase afirmou que “proíbe o uso de uma conta para abusar, provocar, ameaçar, ou promover violência contra outros”. No entanto, a corretora disse que não comenta sobre casos específicos. O próprio site, porém, reclamou por meio da conta do Twitter associada a ele que a entrada de doações em bitcoin para sua conta desacelerou até quase parar.

Essa seria mais uma reação do setor de tecnologia às manifestações racistas promovidas pela extrema direita estadunidense em Charlottesville no fim de semana passado. O próprio Daily Stormer já tinha sido expulso da plataforma de hospedagem GoDaddy pelos administradores; o site se transferiu então para o Google, mas foi expulso de lá também.

Segundo o The Next Web, o site chegou a se refugiar na deep web por um tempo. Dois dias atrás, a conta do Twitter associada a ele comunicou um endereço por meio do qual usuários poderiam acessá-lo usando o navegador Tor. No entanto, ao menos por enquanto, o site também está disponível fora da deep web, em um domínio russo.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital