Notícias de vazamentos de dados têm se tornado cada vez mais frequentes. Em muitos casos, as vítimas só ficam sabendo da violação muito tempo depois, ou nem mesmo têm conhecimento.

Embora seja impossível impedir tais vazamentos, existem algumas ferramentas para, pelo menos, limitar os danos causados. Um gerenciador de senhas, como o Gerenciador de senhas do Olhar Digital, pode evitar que, ao ter acesso a uma senha, o criminoso não possa acessar todas as contas da vítima.

Porém, existem algumas ferramentas que podem alertar se a pessoa teve alguma credencial disponibilizada na dark web.

Além disso, alguns navegadores possuem soluções gratuitas para monitorar quais informações estão comprometidas. O Firefox Monitor, da Mozilla, e o Verificador de senha, do Google, são dois exemplos. Veja abaixo como utilizá-los.

Firefox Monitor (Mozilla)

  1. Utilizando qualquer navegador, entre na página do Firefox Monitor.
  2. Digite um endereço de e-mail e clique e Verificar violações.
  3. Abaixo de uma violação, clique em Mais sobre esta violação para saber os dados comprometidos e recomendações da Mozilla.

Também é possível se inscrever para que o Monitor notifique caso o e-mail apareça em alguma violação. Para isso, basta criar uma conta do Firefox e adicionar os endereços de e-mail que deseja monitor.

Verificador de senhas (Google)

Para utilizar esse recurso, é necessário ser usuário do serviço de gerenciamento de senhas do Google.

  1. Caso seja usuário, basta acessar o site do Gerenciador de senhas.
  2. Toque em Verificar senhas.
  3. Clique novamente em Verificar senhas para digitar a senha Google e provar que é você.

Após pensar um pouco, a página vai exibir todos os problemas encontrados. Ao lado de senhas comprometidas ou consideradas fracas, terá a opção Alterar senha.

Via: CNet