Um bug encontrado no navegador Firefox dos aparelhos Android continua preocupando os usuários da ferramenta. O erro — descoberto em julho de 2019 por um funcionário da Appear TV — faz com que a câmera do celular permaneça ativa, mesmo com o aplicativo em segundo plano ou com o telefone bloqueado.

O erro se manifestou pelo crescimento de lives realizadas por meio de sites no Firefox. Com o “boom” de ataques cibernéticos, especialmente com a pandemia do coronavírus, as pessoas estão receosas de baixarem aplicativos que podem “roubar” dados. Seria quase como você preferir entrar no seu navegador diariamente para saber da previsão do tempo, à baixar um aplicativo meteorológico suspeito.

image-from-rawpixel-id-2353126-jpeg.jpg

Além de violar a privacidade, o bug aumenta o consumo da largura de banda do usuário. Foto: Rawpixel


Apesar de a falha ter sido descoberta no ano passado, a Mozilla comunicou que o problema deve ser resolvido até outubro de 2020. A empresa trabalha para adicionar um acionamento de “apenas áudio” caso o telefone entrar em modo stand by.

“Como o caso é referente à ferramentas de videoconferência, providenciamos um sistema de notificação para avisar os usuários quando um site acessado pelo Firefox tenta conectar-se com a câmera ou o microfone, mas reconhecemos que podemos fazer melhorias, especialmente em casos quando a tela está bloqueada”, disse um porta-voz da Mozilla.

Uma nova extensão também deve ser anunciado pela companhia. Atualmente em fase de teste, o “Firefox Nightly” substituirá a ferramenta atual e visa garantir melhores recursos de privacidade — notificando quando um site tenta acessar o hardware do dispositivo — e otimizações .

Via: HackRead