A Jeep iniciou as entregas de sua primeira bicicleta elétrica, apelidada apenas de “Jeep e-Bike”, em setembro. Agora, o site Electrek revelou alguns detalhes dos bastidores da parceria entre a marca e a fabricante QuietKat que resultou na criação da bike potente, com motor de 750 W e picos de 1500 W.
De olho na expansão acelerada no mercado de bicicletas elétricas, a Jeep iniciou um projeto para desenvolver uma e-bike off-road robusta com a identidade da marca. Em busca de uma parceria, executivos do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) – que controla a Jeep, Dodge, Alfa Romeo e outras montadoras – compareceram ao Outdoor Retailer, a maior exposição de esportes de aventura nos Estados Unidos.
Durante a conferência, os representantes da FCA conheceram a QuietKat, que lançou a sua primeira e-bike em 2016. O grupo convidou a fabricante e outras companhias a apresentarem suas ideias de produtos na sede do conglomerado em Auburn Hills, Michigan (EUA). A QuietKat aproveitou a oportunidade e mostrou um protótipo de e-bike de pneus largos, com motor mid-drive potente e bateria integrada.
Jeep e-bike em ação na neve. Imagem: Jeep/Divulgação
A proposta só não agradou os executivos, como levou o diretor de marketing da FCA, Olivier François, a comprar a bike no local, disse o fundador da QuietKat, Jake Roach, em entrevista ao Electrek. As duas companhias fecharam negócio e a Jeep solicitou as novas bicicletas elétricas para um comercial do Super Bowl em fevereiro deste ano.
A QuietKat, porém, não teve tempo suficiente para construir os veículos e despachá-los até a data. Ainda assim, a companhia conseguiu finalizar as bicicletas e levou alguns modelos para as filmagens da propaganda. A Jeep e-bike apareceu em um comercial da picape Jeep Gladiator, em que o autor e humorista norte-americano Bill Murray faz uma encenação de seu papel no filme “Feitiço do Tempo”.
No mercado
A pré-venda da e-bike foi iniciada em março, com valor de US$ 5.899 – pouco mais de R$ 33 mil em conversão direta no câmbio atual. O veículo chegou ao mercado com um motor Bafang Ultra capaz de gerar até 160 nm de torque. A bateria integrada promete uma autonomia entre 48 a 90 quilômetros.
Com suporte para dez velocidades, a Jeep E-bike tem um disco hidráulico de quatro pistões e pneus largos de 4,8 polegadas. A bicicleta suporta cargas de até 136 quilos. Por outro lado, o veículo pesa sozinho 35 quilos, quase duas vezes o peso de uma bicicleta ‘downhill’ convencional.
Ao Electrek, Jake Roach afirmou que a Jeep planeja limitar o fornecimento da e-bike para concessionárias mais orientadas para atividades outdoor. A QuietKat, por sua vez, comercializa o veículo em seu próprio site, mas não está claro se a empresa também pretende usar sua grande rede de revendedores. Ainda não há informações sobre a chegada da Jeep e-bike ao Brasil.
Via: Electrek