A fabricante de motocicletas britânica Triumph anunciou, em junho, a primeira bike elétrica da companhia. Agora, o site Engadget publicou suas primeiras impressões sobre a Trekker GT. Equipada com peças da empresa japonesa Shimano, a bicicleta é do tipo mid-drive, ou seja, tem um sistema elétrico integrado à manivela que dá assistência aos pedais, em vez de apenas impulsionar o veículo para frente.

A e-bike conta com um motor Shimano DU-E6100 com potência nominal de 250W e torque máximo de 60 Nm. Embora não seja o equipamento mais poderoso do mercado, as especificações estão alinhadas com modelos concorrentes, como a Ducati e-Scrambler.

Segundo o Engadget, o motor é silencioso e oferece o apoio necessário em trechos planos e trajetos íngremes. Uma das principais vantagens da bike, ressalta o veículo, corresponde à aposta da Triumph nos produtos da Shimano. Isso deve garantir que a procura por peças e serviços de reparo não seja um problema para os proprietários.

Reprodução

Trekker GT foi projetada para passeios urbanos. Imagem: Triumph/Divulgação

Bateria

A bateria de 504 watt-hora coloca a e-bike da fabricante britânica no mesmo patamar de modelos da canadense Kona e também da e-Scrambler. Ao apresentar o produto em junho, a Triump disse que a Trekker GT pode rodar por até 93 milhas, ou 150 quilômetros, com uma carga completa de energia. 

A bicicleta oferece as opções de modo de performance “eco”, “normal” e high”, que podem ser alternados por meio de botões localizados no guidão esquerdo. Além disso, o modo “Walk” (Andar) facilita a movimentação da e-bike quando empurrada pelo ciclista.

Por outro lado, o peso é um dos principais pontos negativos da Trekker GT, segundo o Engadget. O veículo tem 24 kg e pesa mais do que os últimos lançamentos da Cowboy e a S3, da Vanmoof. Com menos de 20 kg, a Civante, que foi anunciada em julho pela Yamaha, é outra concorrente mais leve do que a e-bike da Triumph.

Reprodução

Guidão esquerdo da e-bike apresenta botões para ajustar o modo de performance desejado. Imagem: Triumph/Divulgação

Velocidade

No guidão direito, a Trekker GT apresenta o regulador das 10 marchas presentes no veículo. Trata-se de um sistema não muito convencional para bikes elétricas, que costumam contar com uma única marcha ou método de troca automático. A Triumph também optou por um limite de velocidade modesto. Sem um modo específico para direção segura, o motor elétrico da bike deixa de oferecer assistência aos pedais após atingir a velocidade de 25 km/h.

A Trekker GT apresenta ainda um painel digital de 2,7 polegadas. O ciclista pode configurar o display com informações da velocidade do veículo, carga de bateria restante, autonomia, tempo de percurso e distância. Além disso, há uma barra que mostra a intensidade da atividade do motor. A e-bike conta com um acabamento de alumínio e um design simples. Ela é equipada com discos de freios Shimano Deore M6000 de 180 e 160 milímetros. 

Reprodução

Display da e-bike informa a velocidade de deslocamento do veículo. Imagem: Triumph/Divulgação

Preço

Como pontua o Engadget, a Trekker GT não é nenhum produto disruptivo no mercado, mas pode atrair consumidores que desejam ter uma bicicleta com o emblema da Triumph, uma das mais tradicionais montadoras de motocicletas no Reino Unido. O investimento, no entanto, é consideravelmente alto.

Reprodução

Emblema da Triumph na dianteira da Trekker GT. Imagem: Triumph/Divulgação

A e-bike tem preço sugerido de US$ 3.750, mais de R$ 20 mil reais em conversão direta. O valor supera até mesmo a Civante, que chega a 45 km/h e tem custo inicial de US$ 3.400. A Trekker GT já está disponível no mercado britânico e norte-americano. Não há informações sobre a venda do modelo no Brasil. 

Via: Engadget