Pelo segundo ano consecutivo, a Claro liderou o Ranking de Acessibilidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que mede a qualidade do atendimento às pessoas com deficiência.

A lista e suas pontuações são resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel, levando em conta indicadores como Acessibilidade na Página da Internet (API); Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA); e Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA).

Ainda contam pontos ações voluntárias que que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência. Claro, Oi, SKY, Vivo e TIM foram os alvos das fiscalizações da Anatel, enquanto a Algar participou de forma voluntária.

Somando a pontuação em todas as categorias, a Claro liderou o ranking, seguida pela Sky, Vivo, TIM, Oi e Algar. Entre as ações que deram a liderança à Claro, de acordo com a própria Anatel, estão a adaptação do site às pessoas com deficiência, inclusive com o uso de aplicações de tradução Português – Libras; as lojas acessíveis com: piso tátil, senhas sonoras, rampas com corrimão, atendimento prioritário; e o atendimento em Libras nas lojas por meio da Central de Intermediação de Comunicação (CIC).

Levando em consideração somente os indicadores individuais, a TIM liderou em Acessibilidade na Página da Internet; a SKY foi a melhor no Atendimento Especializado; a Oi foi a mais pontuada no quesito Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica e a Vivo obteve a melhor pontuação entre as ações voluntárias.

Via: Anatel