Na manhã desta quinta-feira (20), as negociações entre Brasil e Estados Unidos para trazer a Tesla para terras tupiniquins avançou. O deputado Daniel Freitas (PSL-SC), atual articulador do processo, se reuniu com Bill Popp, ministro-conselheiro da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, para oficializar uma futura visita à sede da montadora. Outros ministros, conselheiros e assessores relacionados ao comércio internacional também participaram da reunião.
“Já demonstramos nosso total interessa pela vinda da Tesla para o Brasil, agora partiremos para uma visita para oficializar a abertura do nosso país”, contou Freitas. O encontro deve acontecer já em março.
Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, recém-operado de uma cirurgia no ouvido para recuperar parte da audição prejudicada, participou da conversa por videoconferência. O deputado Eduardo Bolsonaro também esteve no encontro a convite de Freitas e demonstrou total apoio ao trâmite, inclusive, contando sobre o processo via Twitter.
Min. @Astro_Pontes operou ouvido ontem e hoje estava em videoconferência conosco e Sr. Popp da @EmbaixadaEUA no @mctic tratando de atrair para o Brasil fábrica da americana @Tesla ,empresa de tecnologia renovável que produz baterias e carros elétricos@DFDanielFreitas@elonmusk pic.twitter.com/S54jnjN7qs
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) February 20, 2020
A expectativa é que, além de Freitas e Pontes, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente Jair Bolsonaro visitem a Tesla nos Estados Unidos para reforçar a negociação.
Na semana passada, Pontes, Freitas e Claiton Pacheco, diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, em Santa Catarina – onde a fábrica deve ser instalada no Brasil -, já haviam se reunido para planejar como seria o primeiro contato com representantes da montadora estadunidense. “A gente quer muito que venha, mas é só um primeiro passo de uma maratona”, afirmou Pacheco.