Apple pode lançar seu próprio mecanismo de busca, indica rumor

Boato é baseado em observação de desenvolvedor de que a própria Apple está exibindo resultados de pesquisa com o Spotlight e não com o Google
Redação27/08/2020 18h18, atualizada em 27/08/2020 19h06

20200827032446

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Desde 2014 existe um rumor de que a Apple lançará um mecanismo de busca próprio para competir com o Google. O boato surgiu de uma fala de um ex-executivo da Intel que, na época, afirmou que a empresa anunciaria o Found, um sistema de pesquisas desenvolvido enquanto Steve Jobs ainda estava vivo.

Como nada parecido foi lançado pela Apple até hoje, o rumor havia sido esquecido. Até que na quarta-feira (26), Jon Henshaw, desenvolvedor e CEO do portal de notícias Coywolf, publicou um texto que diz que a empresa ainda pode revelar um mecanismo de busca para bater de frente e, quem sabe, desbancar o Google.

De acordo com Henshaw, o que sustenta sua teoria é o fato de não ser possível saber com certeza se o recurso “Sugestões da Siri” ainda está utilizando o Google para fazer suas buscas. Ao que parece, a empresa está exibindo resultados obtidos a partir do Spotlight, mecanismo de busca da Apple para que o usuário possa localizar rapidamente conteúdos armazenados dentro do dispositivo.

Pesquisa em dispositivo Apple exibe resultados com o Spotlight. GIF: 9to5Mac

Além disso, Henshaw também identificou, em junho, uma atualização do Applebot, rastreador web da Apple que passou a receber informações de si próprio e não mais do Google.

“Nesse ponto, tudo é baseado em observação e conjectura. Eles [a Apple] podem nunca lançar um mecanismo de busca. Também é possível que usuários de iOS, iPadOS e macOS o usem e nem mesmo saibam disso. Ele poderia ser tão integrado ao sistema operacional e aplicativos nativos que alertas e pesquisas Spotlight lentamente roubem as consultas que de outra forma seriam feitas no Google”, explicou Henshaw.

Do ponto de vista financeiro, a Apple já teria investido muito em buscas e não dependeria mais dos investimentos bilionários que o Google faz para se manter como buscador padrão do Safari.

Ainda assim, o possível mecanismo de busca da Apple continua sendo apenas uma suposição, o que significa que a empresa pode nunca lançá-lo de fato e mantê-lo como uma forma de otimizar seus recursos internamente no que diz respeito à privacidade dos usuários.

Via: MacMagazine

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital