Alguns dias atrás veio à tona que, após uma troca de bateria, modelos recentes de iPhones, como o XS, XS Max e XR mostram uma mensagem na seção de “saúde da bateria”, nas configurações do sistema, dizendo que as informações sobre o status da bateria não serão mostradas pois o sistema não consegue verificar se a bateria é autêntica.
Mas a mensagem aparece mesmo se uma bateria original da Apple for instalada. Isso foi comprovado por sites como o iFixit, que retiraram uma bateria original de um iPhone novo e a colocaram em outro aparelho. Na verdade, a mensagem sempre aparece, a não ser que a troca da bateria seja realizada por uma assistência autorizada da Apple.
Serviços de reparos independentes como o próprio iFixit, que vende peças de reposição, reclamaram que se trata de uma tática da Apple para que seus consumidores não procurem serviços não autorizados, que muitas vezes oferecem peças e reparos mais baratos.
Em declaração ao site The Verge, um porta-voz da Apple tentou explicar o recurso:
‘Levamos a segurança de nossos consumidores muito a sério, e queremos ter certeza de que qualquer troca de bateria seja feita corretamente. […] No ano passado introduzimos um recurso que notifica os consumidores caso não possamos nos certificar de que uma bateria nova e genuína foi instalada por um técnico certificado seguindo os processos de reparo da Apple. Esta informação existe para ajudar a proteger nossos consumidores de baterias danificadas, de baixa qualidade ou usadas, que podem levar a problemas de segurança e desempenho. Esta notificação não afeta a capacidade do consumidor de usar seu smartphone após um reparo não autorizado.’
Segundo a empresa, só nos EUA existem ‘mais de 1.800 centros de serviço autorizados, para que nossos consumidores tenham acesso ainda mais conveniente a reparos de qualidade’.
Fonte: The Verge