Apple dificulta a troca da bateria de iPhones

Sistema operacional insiste que "bateria precisa de reparos", salvo se a troca for feita por uma autorizada
Redação08/08/2019 12h43, atualizada em 08/08/2019 13h22

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Segundo a iFixIt, a Apple implementou em iPhones recentes como o XR, XS e XS Max uma “verificação” da bateria, de forma a desencorajar o uso de peças não originais ou o reparo feito por centros de reparos não autorizados.

A empresa afirma que depois que a bateria de um destes aparelhos é substituída por um centro não autorizado, mesmo que seja por uma outra bateria nova e original da Apple, o item Health (Saúde) na seção de Bateria do app de Configurações irá sempre mostrar a mensagem ‘Service’, que normalmente aparece quanto a bateria tem um problema e precisa de reparos. Além disso, informações como a capacidade máxima e “capacidade de pico” da bateria não serão mais mostradas.

Como o sistema sabe que uma bateria é original e verificada? A resposta está em um pequeno microcontrolador colocado em cada uma das baterias do iPhone. Este pequeno chip da Texas Instruments informa a capacidade da bateria do dispositivo, temperatura e carga atual, entre outras coisas. Na verdade, isso não é algo da Apple, quase todos os smartphones operam de forma semelhante para obter informações sobre a bateria.

A diferença é que nos modelos mais recentes do iPhone (iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR) o chip da bateria ‘conversa’ com o processador para verificar se o número de série da bateria corresponde ao número de série do smartphone. E somente a Apple (e revendedores autorizados) com seu software de diagnóstico pode ‘parear’ novas baterias a um iPhone.

O iFixit explica que é tecnicamente possível remover o chip da bateria original para soldá-lo à nova bateria e enganar o celular, fazendo-o acreditar que não houve troca. No entanto, eles afirmam que é um procedimento caro e que o esforço necessário não faz sentido para algo tão simples e comum quanto trocar uma bateria.

Dificultando reparos

Não é a primeira vez que a Apple dificulta reparos ou desabilita recursos em componentes de terceiros. Em iPhones com um sensor de impressões digitais (Touch ID) integrado ao botão Home, um botão defeituoso só pode ser substituído pela Apple, ou a leitura de impressões digitais deixará de funcionar.

Além disso, em aparelhos com TrueTone (como o iPhone X), que ajusta as cores da tela de acordo com a luminosidade ambiente, o recurso deixa de funcionar se a tela for trocada por uma assistência não autorizada, mesmo que seja uma tela original da Apple.

A Apple ainda não se posicionou sobre o assunto.

Via: iFixit / Xataka

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital