Apple anuncia compras universais de apps em suas plataformas

Um aplicativo comprado no iOS agora aparecerá também no iPadOS, tvOS, macOS e watchOS, sem precisar comprar novamente
Vinicius Szafran05/02/2020 20h59, atualizada em 05/02/2020 22h50

20190311104031

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os aplicativos Catalyst da Apple foram projetados para ajudar a unir o software entre suas plataformas macOS e iOS, e agora a empresa está dando um passo adiante ao permitir compras universais entre as duas plataformas. Em outras palavras, caso seja habilitado pelos desenvolvedores, os clientes que comprarem a versão de um aplicativo da Mac App Store também a receberão em seus dispositivos iOS e vice-versa.

O novo recurso, observado no Xcode 11.4 beta, é semelhante ao modo como a Apple já oferece aplicativos iOS universais para as plataformas iPad, iPhone, tvOS e Apple Watch, onde a compra do app fornece aos usuários acesso a ele em todas as versões. Os desenvolvedores seguem com a opção de distribuir (e vender) separadamente as versões de seus aplicativos para diferentes plataformas, caso desejem monetizar as versões para iOS, iPad e Mac separadamente, mas os aplicativos universais são muito mais comuns no ecossistema Apple hoje em dia.

A novidade parece ser uma grande parte dos planos da Apple de incentivar os desenvolvedores a criar mais aplicativos Catalyst: compras universais serão ativadas por padrão no Xcode 11.4, e os criadores poderão adicionar apps Mac existentes para suportar compras universais também.

Aplicativos Catalyst foram lançados no macOS 10,15 Catalina no início deste ano, após um período de testes prolongado sob o codinome “Marzipan”. A ideia é que os desenvolvedores Mac possam usar apps Catalyst para facilitar a portabilidade de aplicativos iOS para macOS sem precisar reescrever o aplicativo inteiro. Na prática, os aplicativos Catalyst tiveram um início lento, com criadores relutantes em adotar o novo e complicado sistema, e usuários hesitantes em adotá-lo.

Ao oferecer compras universais, a Apple pode ajudar a preparar uma nova onda de aplicativos Catalyst, removendo uma barreira importante do lado do consumidor: a exigência de que os clientes paguem novamente pelos aplicativos que já compraram em outras plataformas.

Via: The Verge

Vinicius Szafran
Colaboração para o Olhar Digital

Vinicius Szafran é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital