Bem-Estar Digital do Google exibe tempo de uso do celular no papel de parede

Função 'Mindful Wallpaper' mede da interação com usuário para alertá-lo quando ele gasta tempo demais no celular
Da Redação29/09/2020 17h09, atualizada em 29/09/2020 19h05

20200929025957-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A nova versão do aplicativo Bem-Estar Digital, do Google, traz funcionalidades para quem está sofrendo com o uso compulsivo do celular. Agora, ele te alerta quando a utilização está acima de níveis normais, numa tentativa de conscientizar sobre a utilização excessiva dos aparelhos.

As formas de chamar a atenção para o problema, no entanto, são criativas. A função ‘Mindful Wallpaper’ utiliza da interação com a tela de fundo do telefone, adicionando uma nuvem a cada vez que o usuário desbloqueia o aparelho.

Há também o Unlock Clock, lançado em 2019, que possui uma contagem em formato de relógio para cada vez que o usuário utiliza seu telefone. Ao fim do dia, é possível ter uma ideia de quantas vezes se utilizou o celular, o que quase sempre foge ao controle de quem está usando.

Reprodução

Projeto Bem-Estar Digital procura chamar a atenção dos usuários sobre o uso compulsivo do smartphone. Imagem: Google/Divulgação

O projeto do Bem-Estar Digital, ou Digital Wellbeing, foi lançado oficialmente pelo Google em 2018. Desde então, ele vem ganhando atualizações, novas funcionalidades e funções que auxiliam o usuário a promover uma ‘desintoxicação digital’ e reduzir a dependência por smartphones.

Dependência digital

Sua grande função é alertar o usuário do sistema sobre seu comportamento de uso do telefone cotidianamente. Isto inclui navegação na web, utilização de aplicativos de rede social, consumo multimídia e outras métricas que são importantes de se ter em mente para um consumo saudável de informação na internet.

A utilização compulsiva de smartphones já é considerado um problema de saúde pública em diversos países. Ela pode causar transtornos de ansiedade por gerar dependência no usuário, principalmente pela sensação de não estar conectado aos últimos acontecimentos o tempo todo.

Esta dependência foi batizada de nomofobia, um transtorno que já é analisado e discutido na psicologia como algo popular no mundo contemporâneo. A utilização consciente de aparelhos se tornará, sem dúvidas, necessária em um futuro que aparenta ser cada vez mais conectado.

Fonte: XDA Developers

Colaboração para o Olhar Digital

Da Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital