A App Store, loja de aplicativos dos dispositivos da Apple, teve sua primeira queda no número de aplicativos desde o seu lançamento, em 2008. Conforme relata o AppFigures, a App Store teve uma queda de 5% no seu total de aplicativos.
No começo de 2017, a loja contava com 2,2 milhões de aplicativos disponíveis. Porém, no final do ano, foram registrados cerca de 2,1 milhões de aplicativos. O resultado negativo foi causado por uma revisão mais rigorosa das diretrizes da Apple, além da exclusão de aplicativos antigos que não foram atualizados para oferecer suporte à arquitetura de 64 bits.
Além disso, os desenvolvedores lançaram menos aplicativos para a plataforma ao longo do ano passado. Em 2017, foram 755 mil novos apps, o que representa uma queda de 29% – mais uma vez, essa foi a primeira queda de lançamentos na App Store.
Por outro lado, a Google Play Store, do sistema operacional Android, teve uma alta de 30%, atingindo mais de 3,6 milhões de aplicativos ofertados. Ao longo do ano, foram lançados mais de 1,5 milhão de novos apps, registrando uma alta de 17% – a maior desde 2014.
Além disso, a taxa de aplicativos iOS que foram convertidos para Android também é maior que o contrário. Cerca de 17,5 mil aplicativos voltados para iOS ganharam versões para Android, enquanto 7,5 mil aplicativos do Android foram liberados para iOS.
-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android
-> Como resolver os principais erros da Play Store