A Yamaha, mais conhecida aqui no Brasil por suas motos, apresentou nesta semana uma nova linha de Mountain Bikes elétricas, chamada Yamaha YDX Moro. As inovações começam no design: tanto o quadro superior quanto o inferior são bifurcados, o que resulta em um visual único.
Segundo a empresa, o quadro superior bifurcado permite que o selim seja mais baixo e dá mais espaço para o amortecedor traseiro. Isso reduz a altura do ciclista ao pedalar em pé em terrenos difíceis.
Bateria da Yamaha YDX Moro. Quadro inferior bifurcado ajuda a protegê-la contra impactos. Foto: Yamaha.
Já a bifurcação do quadro inferior tem um propósito prático: a bateria de 500 Wh fica abrigada entre os dois tubos, mais protegida contra impactos ou deformação causada pela torção do quadro. Isto também facilita a troca de bateria, em relação a bicicletas onde ela fica escondida dentro de um dos tubos. O ângulo mais agudo do tubo inferior também ajuda a mover a bateria mais para trás, centralizando melhor o peso da bicicleta.
O motor é o novo PW-X2, que usa um sistema de quatro sensores para detectar a velocidade dos pedais, torque aplicado a eles, velocidade da bicicleta e ângulo de inclinação do terreno para calcular mais precisamente quanto de potência é necessária para auxiliar o ciclista. Segundo a fabricante, novas engrenagens helicoidais ajudam a reduzir o barulho do motor.
Motor PW-X2 da Yamaha YDX Moro. Mais inteligência e novos modos para auxiliar o ciclista. Foto: Yamaha
A bicicleta tem um “modo automático” que pode alternar entre os modos de assistência Eco, Standard e High, de acordo com o terreno. Um outro modo chamado EXPW adiciona assistência a cadências de até 170 RPM. Isso pode ajudar em subidas íngremes, ou mesmo numa largada, quando o ciclista pedala “com tudo” para ganhar velocidade.
Segundo a Yamaha, as YDX Moro são bicicletas elétricas “Classe 1”, com assistência a velocidades de até 32 km/h. Entretanto, detalhes como a autonomia da bateria, tempo de recarga ou mesmo o preço ainda não foram divulgados. A empresa promete anunciá-los “nas próximas semanas”.
Fonte: Electrek