O número de bancos digitais disponíveis para o consumidor brasileiro só cresce. No início do ano, uma pesquisa encomendada pela empresa de serviços financeiros Fiserv mostrou que 21% dos jovens entre 18 e 34 anos têm interesse nesse tipo de conta. Aproveitando o cenário favorável, a mais nova empresa a se lançar nesse mercado é a XP Investimentos, que anunciou a criação de um cartão de crédito sem anuidade em parceria com a Visa. Este é mais um passo para efetivar o plano da companhia de passar a operar como Banco XP.
Diferenciais do cartão oferecido pela XP
De modo semelhante ao que acontece em outros bancos, como Inter e Original, o cartão da XP oferecerá cashback. A diferença é que, pela primeira vez no mercado brasileiro, o dinheiro não será devolvido em forma de crédito, mas como saldo na carteira de investimentos. Por isso, a função foi apelidada pela empresa como “investback”. Esse diferencial é coerente com a origem da XP como corretora de valores.
A empresa, que abriu o capital recentemente na bolsa de valores americana Nasdaq, afirma que o cartão terá taxas “mais baixas que as de todos os outros bancos”. Vale ressaltar, no entanto, que os clientes das corretoras Clear e Rico, pertencentes à XP, não estão incluídos entre os que terão acesso ao produto.
Em entrevista ao Valor Econômico, o CFO Bruno Constantino explicou que o limite do cartão será “dinâmico, definido conforme utilização e investimentos que o cliente tenha”. Ele contará com a bandeira “Infinite” da Visa, que inclui diversos benefícios premium, como acesso a salas VIP em aeroportos e assistência 24 horas.
Inicialmente, o cartão será entregue para testes a cerca de mil funcionários da XP. O lançamento para clientes deve acontecer nos últimos meses de 2020, em conjunto com a possibilidade de abrir conta digital com cartão de débito e serviços de pagamento. “Queremos cortar o cordão umbilical do nosso cliente com os bancos, porque vamos oferecer tudo”, completou o CFO.
Via: Brazil Journal