A Audi vai desenvolver, em parceria com o Hager Group, um novo sistema de carga bidirecional. Isso vai permitir usar um carro elétrico para armazenar o excesso de energia solar produzida por módulos fotovoltaicos e, assim, abastecer uma casa.

Na prática, a bateria do carro vai funcionar como um powerwall da Tesla. E os benefícios vão além do custo: segundo a Audi, o carregamento bidirecional fornece segurança de suprimento. Isso quer dizer que, em caso de blecaute, o sistema pode fornecer energia à casa e até operar sem conexão à rede elétrica.

Em testes com um Audi e-Tron, a montadora carregou a bateria do carro a 12 quilowatt-hora com um carregador de corrente contínua montado na parede. Esse mesmo carro pode fornecer até 9 quilowatt-hora para a casa.

A conexão entre o sistema fotovoltaico e o carro não requer um inversor, o que aumenta a eficiência do processo. Apesar de a novidade ser bastante animadora, ainda não há previsão de comercialização da tecnologia.