O WhatsApp começou a tomar providências para tentar controlar a divulgação de “fake news” em sua plataforma na Índia. Nesta semana, a empresa começou a veicular anúncios em jornais locais para alertar usuários sobre o problema, mostrando também como identificar notícias falsas e evitar que elas se espalhem – um problema que, ainda que não tenha chegado ao nível do país asiático, também é recorrente pelo Brasil. As informações vêm da Reuters.
O comunicado dá algumas dicas clássicas, como “questione a informação”, “cheque outras fontes” e “desconfie de mensagens com erros de digitação”. O texto também destaca um novo recurso do aplicativo, que informa quando uma mensagem foi encaminhada muitas vezes – algo que costuma acontecer com notícias falsas. A funcionalidade começou a ser testada em junho deste ano, como noticiamos aqui.
A ideia do WhatsApp é usar esses anúncios como parte uma campanha educacional no país, que teve 27 pessoas mortas nos últimos dois meses graças aos rumores no aplicativo. É algo similar ao que o Facebook fez recentemente, veiculando em jornais na França dicas para combater as notícias falsas antes das eleições locais.
À Reuters, um porta-voz do WhatsApp explicou que os anúncios são só o “primeiro passo” dos esforços que a companhia fará contra as “fake news”, mas não entrou em detalhes sobre quais serão os próximos. No entanto, dá para ter uma ideia com base no último recurso testado pelo app em sua versão beta: uma função que avisa quando um link é suspeito
“Question information that upsets you”, says WhatsApp’s full-page advertisements. Clearly the solution to declining newspaper ad revenues in India will come from how we tackle our digital fake news crisis. pic.twitter.com/3h5XyJeMIr
— Anuj Srivas (@AnujSrivas) 10 de julho de 2018
No Brasil, as notícias falsas também são um problema para o WhatsApp, que é o meio preferido para compartilhamento desse tipo de informação – e que pode ter um papel fundamental durante as eleições deste ano. Ainda não há, porém, informações sobre uma campanha educacional similar planejada pelo app por aqui. Contatada pelo Olhar Digital, a empresa destacou que o recurso que identifica mensagens encaminhadas também foi disponibilizado no país.