De acordo com os resultados da pesquisa “P3 Mobile Benchmark Brasil”, que avaliou as redes de telefonia celular do país de janeiro a junho de 2019, a Vivo foi a operadora que alcançou a pontuação mais alta, considerando a cobertura para chamadas de voz e cobertura de dados.
Com o total de 698 pontos de mil, ela ficou à frente da Tim, segunda colocada com 663 pontos. A Claro segue a alguma distância com uma pontuação geral de 581 pontos. A Oi foi a última colocada, ocupando o quarto lugar da lista com 497 pontos.
Para chegar a esses resultados, a “P3 Mobile Benchmark Brasil” utiliza uma metodologia que analisa dados coletados a partir da experiência real do usuário com o serviço de telefonia. Foram analisados 15,5 bilhões de amostras coletadas de 1,8 milhão de usuários das operadoras.
Dos dados coletados, 99,6% foi retirado de áreas urbanas povoadas e 73,2% de áreas não urbanas povoadas do Brasil. Segundo o CEO da P3 Hakan Ekmen, em um país como o Brasil, a oferta nacional de cobertura de rede para voz e dados continua sendo um desafio real.