A Canonical, a empresa responsável pelo Ubuntu, publicou hoje a primeira parte de uma série de tutoriais projetados para ajudar os usuários do Windows 7 a migrarem para o Ubuntu Linux após o fim do suporte da Microsoft ao sistema operacional, anunciado recentemente.
“Forneceremos uma série de tutoriais detalhados e passo a passo que devem ajudar os usuários menos experientes do Windows 7 a migrarem de seu antigo sistema operacional para um Ubuntu”, disse o advogado da Canonical, Igor Ljubuncic.
A publicação aborda as etapas anteriores à migração real e ao estágio de backup de dados, e será seguida de outros tutoriais detalhando as etapas de instalação, assim como o processo de configuração e ambiente de desktop pós-instalação.
We want to help less tech-savvy Windows 7 users migrate from their old operating system to Ubuntu. In the first part of this tutorial series, we will start with considerations for the upgrade, hardware and software options, and data backup.https://t.co/ONLnPWvSMT pic.twitter.com/DkByGgHHGR
— Ubuntu (@ubuntu) January 28, 2020
Embora os refugiados do Windows 7 também possam atualizar seu sistema para o Windows 10 ou comprar um novo computador com um sistema operacional com suporte ativo, a Canonical terá o prazer de fazer essa migração para a distribuição gratuita do Ubuntu Linux.
O fato de ser um sistema operacional gratuito e de código aberto está no topo da lista dentre os motivos listados por Ljubuncic para migrar para o Linux.
O Ubuntu também é apresentado como um sistema operacional seguro e robusto, com updates semestrais (o que garante maior segurança), usado por milhões de pessoas e com suporte para a maioria dos aplicativos disponíveis na plataforma Windows, incluindo Chrome, Steam, Firefox, VLC, Spotify e Skype.
Caso seja preciso executar um programa específico do Windows que ainda não foi portado para o Linux, a camada de compatibilidade do Wine permitirá o uso desses aplicativos, na maioria dos casos. O sistema também é muito bom para jogos hoje em dia, já que muitos deles vêm com suporte nativo ao Linux.
Microsoft has stopped its technical support for Windows 7 and it will no longer receive security updates.
One reason why you should switch to Ubuntu? It brings the security that you and your company need. Read below for more information. #windows7https://t.co/kr1YvZzM0k
— Canonical Ltd (@Canonical) January 15, 2020
O Ubuntu pode ser totalmente testado antes da instalação, para que os usuários ainda indecisos possam avaliar rapidamente se tudo o que precisam irá funcionar.
Além disso, no dia em que o Windows 7 encerrou o suporte (Microsoft ainda fornece atualizações de segurança para clientes corporativos por meio do programa Extended Security Update (ESU)), o gerente de produtos da Canonical, Rhys Davies, publicou um artigo apresentando as vantagens da migração para o Ubuntu e como conseguir isso.
Dos 77% de participação de mercado do Windows atualmente, mais de 26% são usuários do Windows 7, o que significa que centenas de milhões de pessoas podem abandonar o sistema operacional de dez anos, pois não querem o Windows 10 ou têm medo da mudança. Desses, que não querem o novo Windows, podem ser os que também consideram uma mudança para o Linux.
Via: BleepingComputer