Usuários Android constatam falha em backups do Google Drive

Os usuários de dispositivos com Android 9 e 10 relataram há nove meses os problemas de backup no app do Drive. Mesmo assim, o Google não forneceu uma solução ou se prontificou sobre o caso
Redação13/11/2019 19h32, atualizada em 13/11/2019 20h11

20191113050058

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Alguns usuários de aparelhos Android relataram há nove meses que estavam tendo problemas para fazer backups do Google Drive. Ainda assim, o Google não resolveu ou sequer reconheceu o problema.

A falha afeta todos os dispositivos que contém Android 9 e 10. Em Configurações > Sistema > Backup, o usuário pode confirmar se o recurso está ativado, mas o botão para fazer o backup se encontra acinzentado e inacessível. Apesar disso, outras categorias de dados apontam que a pessoa está aguardando a cópia de segurança se concretizar.

Causa e soluções

Desenvolvedores chegaram a uma conclusão sobre a origem do problema. Segundo eles, a falha se deve ao método de segurança da tela de bloqueio usada no aparelho, que criptografa os backups desde o Android 9 Pie.

Caso o indivíduo tenha definido um código PIN padrão, impressão digital ou método de desbloqueio facial, os programadores sugerem a desativação momentânea para realizar o backup no Google Drive. Alguns usuários disseram que é preciso reiniciar os celulares ou limpar os dados do aplicativo do Drive. Grande parte deles relataram que após desabilitar o método de segurança, o botão de backup volta a ficar azul e seu funcionamento ocorre normalmente.

Uma postagem de 30 de janeiro deste ano, do fórum XDA, sugere uma correção melhor a longo prazo, e que não requer a desabilitação da segurança da tela de bloqueio. Até o momento, essas foram as duas únicas soluções encontradas para corrigir o bug.

Via: Android Police

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital