Há alguns anos, com a consolidação do poder das redes sociais e empresas de tecnologia, deixou de ser um segredo que a maioria delas usa e compartilha, com parceiros e anunciantes, dados pessoais e de navegação dos usuários de forma indevida. A polêmica costuma cair nas mãos do Facebook, mas se sabe que gigantes como Amazon e Microsoft, bem como aplicativos populares, também armazenam e controlam informações das pessoas. O alvo da vez no assunto é o Twitter.

Envolvido em poucas falhas de segurança de dados dos usuários, o Twitter revelou, nesta terça-feira (6), que encontrou problemas com as configurações de privacidade da rede social. Isso, assumiu a empresa, pode ter causado o compartilhamento não consentido de dados pessoais de seus usuários com terceiros. O anúncio foi feito em um post no blog oficial da companhia.

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Perfis do Twitter que clicaram ou visualizaram uma propaganda no aplicativo desde maio de 2018 podem ter tido seus dados da interação compartilhados com parceiros, anunciantes e empresas de análise de resultado. A exposição inclui o código do país, informações da publicidade, além dos detalhes do engajamento com o anúncio. A empresa admite que tais dados foram transferidos “mesmo se você não nos deu permissão para isso”.

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Uma outra falha da configuração de privacidade permitiu que o Twitter fizesse suposições sobre os dispositivos preferidos dos usuários da rede social para oferecer anúncios direcionados mais relevantes. Porém, a empresa esclareceu que esses dados permaneceram apenas em seus sistemas e não incluíam informações confidenciais, como endereços de e-mail ou senhas. O Twitter disse que corrigiu os dois problemas na segunda-feira (5). Até o momento, não se sabe quantas pessoas foram afetadas pela brecha de segurança.

Empresas de tecnologia estão sob intensa pressão nos últimos anos sobre a forma como coletam e armazenam os dados das pessoas inscritas em suas plataformas. Apesar do foco principal ser Mark Zuckerberg, o Twitter também coleciona dados do usuário. No ano passado, a rede social lançou uma nova política de privacidade em uma tentativa de ser mais transparente sobre como coleta, usa e compartilha essas informações.

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A atualização saiu um mês antes de a Lei Geral de Proteção de Dados da União Europeia, ou GDPR na sigla em inglês, entrar em vigor, em maio de 2018. A GDPR é uma nova legislação europeia com uma série de regulamentos importantes para proteger a privacidade dos dados do usuário em plataformas online e como empresas de tecnologia usam e compartilham essas informações.

Via: Cnet

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