Teste comprova que modo escuro ajuda a economizar bateria do celular

O teste utilizou dois aparelhos, um com o modo escuro e o outro não; o resultado foi que o dispositivo com modo escuro finalizou com 30% de bateria, enquanto o outro esgotou sua carga completamente
Luiz Nogueira21/10/2019 16h19, atualizada em 21/10/2019 17h20

20191021014206-1830x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O ano de 2019 com certeza ficará marcado como o ano em que todos os aplicativos se juntaram ao modo escuro. Com o Google e a Apple optando pelo modo em todo o sistema, havia dúvidas sobre sua eficiência e se isso realmente ajuda a preservar a vida útil da bateria.

Pensando nisso, o site Phone Buff decidiu realizar um teste de durabilidade de bateria em um iPhone XS Max rodando iOS 13. Para o teste, eles utilizaram um braço mecânico que fazia as mesmas ações.

Foram abertos quatro aplicativos para testar a eficiência da bateria: Messages, Twitter, Youtube e Google Maps. O teste, que teve duração de oito horas, comprovou que os aparelhos em modo escuro economizam bem mais bateria.

O brilho da tela foi diminuído para 200 nits, o que não representa todo o potencial de brilho dos novos iPhone. Mesmo assim, foi possível ter uma ideia da duração da bateria.

Cada aplicativo foi utilizado por duas horas. Ao fim do teste do app Messages, o smartphone com o modo escuro tinha 88% de bateria. O aparelho com o sistema normal tinha 83%. No teste do Twitter, o aparelho escuro tinha 72% e o outro 57%.

A grande diferença entre os aparelhos se deu no teste do YouTube. Enquanto o smartphone com o modo escuro ficou com 43% ao fim de seu uso, o dispositivo com o tema padrão apresentou apenas 20% de bateria.

No último teste, o smartphone com o tema escuro finalizou com 30% de sua bateria, enquanto o outro dispositivo descarregou completamente.

Via: MSPowerUser

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital