Terceiro trimestre apresenta queda na venda de celulares no Brasil

Segundo IDC, principal razão para a queda do setor no período foi a retração do consumo no país
Vinicius Szafran07/01/2020 21h40, atualizada em 07/01/2020 22h40

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O mercado brasileiro de celulares voltou a cair após crescimento no segundo trimestre de 2019, algo que não ocorria desde o terceiro trimestre de 2017, de acordo com dados da IDC. Nos meses de julho, agosto e setembro de 2019, as vendas registraram queda de 1%.

No período, foram vendidas 11,3 milhões de unidades. Do total, 10,5 milhões foram smartphones (queda de 3,3%) e 865 mil foram feature phones (alta de 40,3%). O principal motivo para a queda do setor nesse período foi a retração do consumo no Brasil, por conta do cenário macroeconômico desfavorável.

De acordo com Renato Meireles, analista de Mobile Phones & Devices da IDC Brasil, a desaceleração do consumo no terceiro trimestre do ano passado levou os fabricantes a baixarem os preços dos aparelhos, mas a medida não foi o suficiente para fazer o mercado reagir. O preço dos celulares baixou 5,7% em relação ao terceiro trimestre de 2018, custando em média R$ 1.165, e os feature phones (aparelhos com aspecto dos celulares antigos, de tela pequena e com botões) tiveram queda de 21,9%, custando R$ 113.

Com as promoções, o consumidor acabou comprando smartphones intermediários premium por preço de intermediário de entrada – com valor de R$ 700 a R$ 1.099 -, que tiveram aumento de 88% nas vendas.

Reprodução

Já o mercado de feature phones continuou crescendo no terceiro trimestre de 2019, registrando alta de 40,3% na comparação com o mesmo período de 2018, depois de um aumento de 34% no segundo trimestre de 2019. O principal motivo, segundo o analista da IDC Brasil, foi a demanda ainda existente para esse aparelho, e não a chegada do KaiOs. Por enquanto, o sistema operacional influenciou apenas a receita, já que o KaiOs deixa esses celulares um pouco mais caros.

Quanto à receita do mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2019, a queda foi de 9% em relação ao mesmo período de 2018. O faturamento do setor no período foi de R$ 12,3 bilhões para os smartphones e R$ 97,7 mil para os feature phones (alta de 9,6%).

O terceiro trimestre de 2019 também foi marcado pelo avanço do mercado cinza de smartphones, que cresceu 537,3% em relação ao ano anterior, vendendo 1.282.173 unidades (quantidade que não faz parte do número total do mercado de smartphones). Segundo a IDC Brasil, o movimento do mercado cinza vem crescendo desde o primeiro trimestre de 2019, quando a chegada de empresas chinesas no país despertou o interesse do consumidor,  que quis comprar os lançamentos, mas pesquisou preços e acabou recorrendo ao comércio ilegal.

Para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2019, a IDC Brasil prevê um aumento de 5,1% no volume total de vendas de smartphones no país. Os preços tendem a seguir mais baixos com as promoções da época e influenciar a receita do mercado, que deve continuar em queda. Para o ano de 2019 na totalidade, a previsão da IDC é de retração de 0,5% do mercado.

Para a categoria de feature phones, a previsão da IDC Brasil é que o mercado cresça 20,4% no último trimestre de 2019 e 23% no ano todo.

Via: IT Forum 365

Vinicius Szafran
Colaboração para o Olhar Digital

Vinicius Szafran é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital