Com o avanço da tecnologia, a forma de consumir conteúdo muda constantemente. As famosas televisões de tubo deram lugar a telas mais finas, com resoluções que chegam ao 4K e possibilidade de visualizações em 3D com o uso de óculos especiais. Agora, ao que parece, estamos prontos para dar o próximo passo na modernização das TVs.
A empresa Looking Glass Factory começou a disponibilizar para empresas uma tela com resolução 8K e que utiliza tecnologia holográfica. Isso garante mais imersão no conteúdo consumido por fazer a imagem “saltar da tela” sem a necessidade de nenhum tipo de dispositivo adicional – como óculos de realidade virtual ou sistema de realidade aumentada.
O sistema exibe 33,2 milhões de pixels – contra cerca de 8,3 milhões de um produto com resolução 4K -, além de possuir um campo de luz com 45 elementos que fornece o efeito 3D a “olho nu”. A tela ainda conta com uma taxa de atualização de 60Hz.
Efeito 3D em TV/Foto: Reprodução
Foco da tecnologia
Por enquanto, o foco da tecnologia está voltado para a visualização de imagens médicas, mapeamento, setor automotivo, arquitetura e engenharia. Porém, no futuro, esse sistema pode mudar a forma como nos comunicamos, por exemplo, ao fornecer uma imagem mais realista e quase “palpável” de alguém que está longe – isso, se aplicado nos tempos de distanciamento social atuais, seria bem interessante.
O que se acredita ser o embrião da criação é algo relativamente novo. Em 2017, o cineasta James Cameron anunciou que ‘Avatar 2‘, previsto para estrear em dezembro deste ano, vai utilizar uma tecnologia de projeção que não necessita de óculos 3D. Para isso, o sistema, criado pela empresa Christie Digital, possui uma forma de usar lasers para criar o efeito. No entanto, ainda não se sabe exatamente se o sistema estará pronto a tempo da estreia do longa, já que ainda estão sendo feitos alguns ajustes.
Ter acesso a uma tela holográfica sem óculos é um avanço quando se pensa na maneira de transmitir conteúdo imersivo para o espectador. Assim como aconteceu com várias tecnologias atuais, deve levar um tempo para que companhias adaptem seus conteúdos às novas maneiras de visualização.
Como dito, o foco inicial da tecnologia são ambientes corporativos – empresas que geralmente têm dinheiro para investir em hardware de última geração. Por esse motivo, é bastante difícil precisar um preço para as telas com visualização holográfica. Obviamente, como qualquer novidade do mercado, o valor deve ser bastante significativo no momento, porém, à medida que se populariza, pode se tornar mais acessível.
Via: TechCrunch