Teams e apps do Microsoft 365 deixarão de suportar o IE 11 em breve

Microsoft recomenda o uso de navegadores mais modernos, como o Microsoft Edge; "modo IE" do navegador garante compatibilidade com soluções corporativas e web apps legados
Rafael Rigues20/08/2020 13h11

20200121111042-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft está anunciando o fim do suporte ao navegador Internet Explorer 11 (IE 11) no Teams, seu app de comunicação corporativa, e nos apps e serviços que formam o pacote Microsoft 365.

No Teams, o IE 11 será suportado até 30 de novembro de 2020. Já no Microsoft 365 a data limite é um pouco mais distante, 17 de agosto de 2021. Segundo a Microsoft, após estas datas os usuários do IE 11 poderão ter sua experiência “degradada”, com certos recursos deixando de funcionar ou se tornando indisponíveis, ou mesmo serem incapazes de se conectar aos serviços.

A Microsoft lembra que o IE 11 foi lançado em 2013, quando o ambiente online era “muito menos sofisticado” do que hoje. A empresa afirma que novos padrões abertos da web e navegadores mais recentes, entre eles seu próprio Microsoft Edge, permitem experiências online “melhores e mais inovadoras”, e que acredita que os consumidores serão melhor servidos com essa mudança.

Vale lembrar que isto não representa o “fim” do Internet Explorer 11, como foi noticiado em alguns sites. O navegador continuará presente e funcionando nos computadores onde já está instalado, principalmente para suportar soluções corporativas e de intranet que dependem dele.

Entretanto, a Microsoft sugere que em vez de dois navegadores (um para a intranet, outro para web apps modernos) as empresas usem o “modo IE” do Edge, que usa o mesmo “engine” HTML (chamado Trident) do IE 11 em sites selecionados.

Um navegador que está sendo aposentado é a versão “legada” do Edge, baseada no engine EdgeHTML e lançada em 2015. Ela não receberá mais atualizações a partir de 9 de março de 2021. A Microsoft recomenda que os consumidores migrem para a versão moderna do Edge, baseada no engine do Chrome, lançada em janeiro deste ano.

Fonte: Microsoft

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital