Um super-iate movido a hidrogênio; o primeiro do mundo. A embarcação é avaliada em cerca de £ 500 milhões, cerca de R$ 2,4 bilhões, e possui piscina, spa, academia e heliponto espalhados pelos seus 112 metros de comprimento.

“Para o desenvolvimento do Aqua, nos inspiramos no estilo de vida de um proprietário exigente e prospectivo, na versatilidade fluida da água e na tecnologia de ponta para combinar isso”, afirmou o designer marítimo Sander Sinot.

O barco tem cinco decks e espaço para 14 convidados e 31 tripulantes. O aquecimento interno é feito através de tigelas de gel, para evitar que seja necessário queimar carvão ou madeira. Porém, o recurso mais avançado está abaixo do convés. O iate possui dois tanques de 28 toneladas selados a vácuo resfriados a -253º C e cheio de hidrogênio líquido para alimentar o navio. 

O combustível vai gerar energia para os dois motores e hélices de um megawatt através de células de combustível a bordo, que combinam hidrogênio com oxigênio para produzir eletricidade e água. Quando for entregue, a embarcação vai atingir 17 nós de velocidade e viajar por 3.750 milhas, cerca de 6.035 quilômetros.

[ATUALIZAÇÃO]

A Sinot publicou, nesta segunda-feira (10), um comunicado no qual desmente a informação que Bill Gates teria encomendado um modelo do super-iate movido a hidrogênio da companhia.

Rumores sugeriram que o fundador da Microsoft pagaria até R$ 2,4 bilhões de reais – ou £ 500 milhões – no navio Aqua, que foi exibido pela primeira vez em Mônaco, no ano passado.

Na nota, a Sinot afirma não ter “nenhuma relação comercial” com Bill Gates. Além disso acrescenta que a concepção do iate movido a hidrogênio não está ligada ao bilionário, nem a nenhum de seus representantes.

“Aqua é um conceito em desenvolvimento e não foi vendido ao Sr. Gates”, diz o comunicado. “Aqua é um conceito apresentado em Mônaco e traz a mensagem de construir um futuro melhor e inspirar clientes e a indústria”.

Segundo informações da BBC, o navio finalizado teria 112 metros de comprimento, de acordo com o material publicitário lançado pela Sinot – embora apenas um modelo de dois metros tenha sido construído até agora.

Fonte: BBC