Sem dúvidas, Stranger Things é um dos maiores êxitos da Netflix atualmente. A série, que hoje se encontra em sua terceira temporada, bateu recordes de audiência segundo o serviço.
De acordo com dados coletados pela empresa entre 4 de julho e 1º de agosto, e que fazem parte de seu balanço trimestral, o drama adolescente foi visto por mais de 64 milhões de domicílios em apenas um mês. Isso faz com que Stranger Things seja a produção original do serviço de streaming mais assistida até o momento.
Ainda de acordo com os dados divulgados pela plataforma, a elogiada minissérie Unbelievable foi vista por mais de 32 milhões de domicílios em apenas um mês. Outras informações divulgadas apontam que Sintonia se tornou a segunda série com a melhor estreia no Brasil, e a terceira temporada de La Casa de Papel foi a série de língua não inglesa mais vista do serviço.
Programas como You e Sex Education também atingiram números expressivos, sendo vistas por mais de 40 milhões de domicílios no primeiro mês de estreia.
Sistema métrico de audiência
A Netflix sempre foi muito questionada sobre o sistema adotado para medir a popularidade de um programa. A empresa confirmou que, usando como exemplo um filme, contabiliza que um espectador assistiu à produção quando ele completa pelo menos 70% de sua exibição.
Levando isso em conta, no caso de uma temporada, esse número seria contabilizado quando um usuário consumisse pelo menos 70% de cada episódio daquela temporada. Mas parece que não é assim que a Netflix conta as visualizações de suas séries.
Uma nota de rodapé presente no balanço do quarto trimestre de 2018 afirma que, para cada série, “devido ao seu comprimento altamente variável, contamos um espectador se ele completar substancialmente pelo menos um episódio (70%)”. Isso significa que a visualização é contabilizada com apenas 70% de um único episódio, não 70% de uma temporada inteira.
Como a Netflix não trabalha com empresas de terceiros para confirmar os números divulgados, é difícil dizer o quão precisos eles são. Esse é um período muito importante para o serviço de streaming tentar se consolidar, já que, em alguns meses, serviços concorrentes como Disney+ e Apple TV+ entram em operação e podem tirar toda a atenção da Netflix.
Via: The Verge