Uma cápsula Dragon da SpaceX entrou em órbita quinta-feira (25/07) carregando um lote eclético de suprimentos destinados à Estação Espacial Internacional (ISS). Entre a carga está uma bola de futebol da Adidas, uma bolsa cheia de slime verde da Nickelodeon e 2.200 quilos de outros experimentos, suprimentos e alimentos para os seis astronautas a bordo da ISS.
A cápsula foi lançada do topo de um foguete SpaceX Falcon 9 que saiu da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida. Essa é uma missão de rotina para a empresa de Elon Musk, que tem conduzido durante anos missões de reabastecimento da estação espacial através de contratos com a Nasa.
O lançamento marcou a 18ª missão da SpaceX, e foi a primeira experiência em que uma cápsula Dragon foi reutilizada pela terceira vez em viagem ao espaço. O marco destaca os avanços da empresa na criação de hardware reutilizável que pode reduzir o custo das viagens espaciais.
A espaçonave está atualmente manobrando em órbita e está programada para atracar na ISS nesta sexta-feira (26/07). Ela partirá da estação espacial daqui a quatro semanas, levando para casa cerca de 3.300 quilos de lixo e material de pesquisa.
A Nickelodeon conseguiu incluir o slime verde nesta missão em nome da educação STEM, parte de uma nova campanha publicitária da rede de televisão infantil para incentivar jovens estudantes a seguirem os campos da ciência, tecnologia e engenharia.
Eles vão capturar vídeos de como o slime se move na microgravidade, e o material será usado para desenvolver um currículo para jovens estudantes que pode se lançado em setembro, disse Andrew Machles, vice-presidente de relações públicas da Viacom, dona da Nickelodeon.
Os cientistas sabem há muito tempo como a água se comporta no espaço: ela forma bolhas flutuantes que podem ser sugadas com um canudo no meio do ar. Mas não está totalmente claro como o algo mais denso, como o slime, vai se comportar. Nem do que ele é feito – a Nickelodeon diz que os ingredientes são um segredo bem guardado.
Uma bola de futebol da Adidas também está a bordo da cápsula SpaceX Dragon.”Observar e medir o movimento das bolas de futebol em microgravidade melhora a compreensão do comportamento geral dos objetos que voam livremente”, disse a Nasa. “Isso poderia contribuir para um melhor design e uso de objetos em vôo livre, como pequenos robôs em espaçonaves”.
Entre as outras cargas de pesquisa para a estação espacial está a primeira bioprinter, que poderia usar as células de uma pessoa para “imprimir” os novos órgãos.
Via: CNN