A SpaceX colocou um novo protótipo de Starship, o SN6, na plataforma de lançamento em suas instalações em Boca Chica, Texas. Isso significa que a empresa pode estar se preparando para um novo teste de voo em baixa altitude, conhecido como “salto”, em breve.
Segundo o site Teslarati, a Starship SN5, que voou na semana passada, foi transportada de volta ao prédio onde é feita a montagem dos veículos, onde será inspecionada e reformada para um novo voo. Em seu lugar na plataforma de lançamento foi colocada a SN6, um modelo quase idêntico, salvo pequenas modificações.
Starship SN6 has been placed on the launch mount!
Thanks to Mary (@BocaChicaGal) for being out there all day to catch this via livestreaming.
Securing now happening: https://t.co/LQDujQjW6s pic.twitter.com/4DLQnQr4FT
— Chris B – NSF (@NASASpaceflight) August 12, 2020
Antes que possa decolar, a nova Starship deverá passar por uma série de testes. O primeiro é o de pressurização com nitrogênio em temperatura ambiente, usado para detectar vazamentos e confirmar o funcionamento das linhas de combustível. Em seguida é feito um teste criogênico, com nitrogênio líquido em temperaturas próximas de zero e simulando o empuxo de 250 toneladas do propulsor raptor.
Depois de passar nestes testes a SN6 poderá receber o propulsor, e passar por mais um ensaio geral “molhado” (WDR, Wet Dress Rehearsal), quando combustível (uma mistura de metano e oxigênio líquido conhecida como Methalox) é transferido aos tanques pela primeira vez. Segue-se um teste de pré-ignição e, por fim, um “disparo estático”, quando o propulsor é acionado por um curto período de tempo, com a espaçonave presa ao solo.
Ainda não há uma data para quando serão iniciados os testes com a SN6. Antes deles a SpaceX notifica as autoridades locais de Boca Chica e solicita o fechamento de estradas próximas, o que ainda não aconteceu. Entretanto, isto pode ser feito com apenas um dia de antecedência, se necessário.
Segundo Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, o objetivo é continuar realizando com a Starship “até que eles se tornem rotina”. Mas a empresa já está de olho em um prêmio maior: o primeiro voo orbital, algo que segundo executivos pode acontecer “ainda neste ano”.
Fonte: Teslarati