Sistema japonês transforma emissões de carbono de fábricas em energia

A baixa temperatura da tecnologia permite que o dióxido de carbono seja revertido em moléculas combustíveis
Redação19/06/2020 22h49, atualizada em 19/06/2020 23h01

20200619073202

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nagoya, no Japão, desenvolveu um sistema que pode capturar parte das emissões de carbono produzidas por usinas e reciclá-las para gerar mais energia.

De acordo com o estudo, publicado na revista acadêmica ACS Sustainable Chemical Engineering, com um sistema como esse, as usinas seriam capazes de reduzir suas emissões de carbono, muito prejudiciais ao meio ambiente, e, como consequência, gerar energia.

No geral, os sistemas de captura de carbono utilizam tanta energia que se tornam inviáveis ambiental e economicamente. Contudo, segundo a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão, o novo desenvolvimento funciona a temperaturas baixas, o que o torna praticável e, além disso, benéfico.

Reprodução

Esquema que representa como o sistema funciona. Imagem: Universidade de Nagoya

Por meio da baixa temperatura, as emissões de carbono podem ser misturadas com nitrogênio para formar moléculas combustíveis, como metano ou gasolina. Embora aconteça um certo looping em relação ao dióxido de carbono – com menos retornos, é claro -, a geração de energia é compensatória.

Evitar processos que emitem carbono ainda é o melhor caminho, mas, por ora, esse sistema é um bom indicativo de que há outras opções mais sustentáveis no caminho.

Via: Futurism

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital