Seda sintética de aranha pode ajudar com problema de poluição plástica

Pesquisadores finlandeses criaram material com celulose e fibra de teia de aranha com propriedades semelhantes às do plástico
Redação18/09/2019 14h00, atualizada em 18/09/2019 15h01

20190918112032

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na Finlândia, pesquisadores da Universidade de Aalto e do Centro de Pesquisa Técnica VTT desenvolveram um novo material que poderia ser utilizado para substituir o plástico. Ele é produzido a partir de fibras de celulose de madeira e da proteína de seda encontrada nos fios de teias de aranha. Isso confere ao material estrutura firme e resiliente.

“As fibras de celulose que usamos são originárias da madeira- e também é possível usar outros tipos de celulose, como jornais velhos ou têxteis de algodão como fonte”, disse Markus Linder, professor da Universidade de Aalto Ele também explica que a seda de aranha usada no trabalho não era foi produzida por aranhas reais, mas por meio do DNA sintético inserido em bactérias.

O professor acredita que o material é uma opção viável para substituir “plásticos que usamos para carros, telefones celulares ou computadores”, mas acredita que pode demorar até os cientistas conseguirem produzi-lo em grandes quantidades.

Aumentar a produção exigirá muito trabalho”, disse Linder. “Existem muitos detalhes de como isso deve ser feito e muitos problemas em potencial. Algumas coisas funcionam bem no laboratório, mas fazê-las em larga escala requer soluções muito diferentes”.

Via: Digital Trends

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital