O Clips, aplicativo de edição simples de vídeos da Apple, ganhou uma atualização mais “parruda” depois de três anos de seu lançamento. Com o update, a empresa de Cupertino, Califórnia deixou a interface de usuário mais dinâmica, facilitando a inserção de filtros e efeitos de imagens – além de dedicar uma atenção especial à versão do app para iPad.

No tablet, o Clips agora oferece suporte à captura e edição de vídeos tanto em modo Retrato (vertical) como em modo Paisagem (horizontal). Agora há também um seletor de quadro: antes, por padrão, todos os dispositivos reproduziam clipes em visão 4:3. Embora esta ainda seja a configuração de fábrica, agora é possível alterar para a visão 16:9 ou ainda 1:1 no menu de opções.

Reprodução

Clips 3.0 agora conta com ajustes de resolução e orientação, beneficiando usuários do iPad. Imagem: Apple/Divulgação

O iPad também traz suporte bluetooth no Clips, para que você o utilize junto de um mouse ou trackpad, e o suporte ao Scribble permite que você use a caneta Apple Pencil como instrumento de edição e desenho.

Finalmente, a atualização do Clips o prepara para fazer uso das capacidades de câmera do iPhone 12 e iPhone 12 Pro. Como ambos os smartphones trazem suporte à tecnologia HDR em suas câmeras traseiras, os vídeos capturados por eles terão maior qualidade no contraste e cores mais vibrantes. Além disso, a Apple também implementou novos adesivos, formas e 25 músicas de uso livre de direitos autorais, para quem quiser temperar o vídeo com uma trilha sonora.

Reprodução

Novos efeitos visuais e trilhas livres de copyright também foram incluídos nessa atualização. Imagem: Apple/Divulgação

Da forma como o Clips está se apresentando agora, há quem pense que a Apple esteja em vias de entrar para o mercado de vídeos curtos, com memes e alto potencial de viralização. Hoje, este setor é dominado pelo TikTok (ByteDance), seguindo pelo Instagram Reels (Facebook).

O novo Clips já está disponível para download via AppStore.

Fonte: Engadget