A Apple lança nesta quinta-feira, 6, o Clips, aplicativo que é uma mistura de editor de vídeo e de imagens. A ideia da plataforma é facilitar a vida de quem gosta de criar clipes (daí vem o nome) de maneira dinâmica e intuitiva e compartilhá-los rapidamente nas redes sociais.

O aplicativo parece ter sido criado para atrair o público afeito ao formato Stories, que apareceu primeiro no Snapchat, mas que foi exaustivamente copiado pelo Facebook em seus aplicativos Messenger, WhatsApp, Instagram e o próprio Facebook. 

Nós testamos o aplicativo previamente para descobrir todos os seus truques. Veja abaixo o passo a passo de como utilizar o Clips e conheça os seus recursos:

publicidade

Visão geral

Assim que você abre o Clips, se depara com uma tela parecida com essa:

  Reprodução

A tela inicial traz três modos: Foto, Vídeo e Fototeca. A primeira é bem parecida com a da câmera do iOS, a segunda conta com um botão vermelho que inicia a gravação. “Fototeca”, como se pode imaginar, abre a biblioteca de imagens no celular.

Reprodução Reprodução

Os ícones que ficam na parte de cima da tela dão uma pista de sua utilidade. O primeiro permite selecionar as legendas que aparecem na gravação e, portanto, é exclusivo para o modo de vídeo. O segundo exibe os oito efeitos disponíveis no app. 

Reprodução Reprodução

Há ainda três recursos: figurinhas, que contam com molduras e emojis, telas com textos, que podem ser adicionadas a qualquer momento no clipe, e trilhas sonoras para embalar a gravação.

Reprodução

Criando um vídeo

Para começar a criar um vídeo, clique em “Novo vídeo” e escolha a opção que desejar. Se você quiser incluir a legenda em tempo real, fique atento: é preciso selecioná-la antes de começar a gravar. É importante lembrar também que o recurso só funciona quando o dispositivo estiver conectado à internet.

Reprodução

Depois de gravar, é hora de editar. É possível alterar a ordem dos vídeos, excluir o áudio e incluir uma trilha sonora, de acordo com o tema desejado. Se quiser excluir alguma das gravações, deslize o quadro correspondente para cima. Uma vez que é deletado, esse arquivo não pode ser recuperado, então é bom ter certeza do que está fazendo. Se preferir, o usuário pode incluir uma música também.

Reprodução

Clicando na tesoura, é possível reduzir o tamanho do vídeo. Ao terminar, clique em “OK”.  O Clips reconhece quem aparece no vídeo e faz sugestões inteligentes na hora de compartilhar. 

Reprodução

O que achamos?

O Clips é bem fácil de usar e cumpre o que promete. Depois de fuçar um pouco, o usuário já consegue criar bons vídeos, com o apoio das ferramentas presentes na plataforma. O app não é uma rede social, mas lembra bastante uma.

Ao usá-lo pela primeira vez, o que chama mais atenção é a legenda. Rápida, ela acompanha o que o usuário diz mesmo que a câmera frontal esteja desativada. Muita gente pode se interessar também pelo fato de que o sistema escreve na tela exatamente o que é dito, sem nenhum tipo de censura. O recurso é particularmente interessante porque, apesar de já existirem aplicativos que transformam voz em texto em tempo real, nenhum deles consegue mesclar a função com a produção de um vídeo.

A variedade de trilhas também é algo que merece ser elogiado. São 47 opções separadas em 7 categorias: pop, divertida, descontraída, sentimental, retrô, ação e feriados e eventos.

Algumas coisas, no entanto, deixam a desejar. Não é possível escolher efeitos de transição entre os pequenos clipes gravados, então, para quem é mais exigente, o corte bruto entre as cenas pode incomodar.  Comparado a aplicativos como o Snapchat e até o Facebook, o Clips traz poucos filtros e figurinhas. Não há também nenhum filtro de geolocalização, apesar de o aplicativo identificar, em suas figurinhas, a cidade onde o usuário está. 

O Clips pode ser baixado nesta quinta-feira a partir das 12h na App Store brasileira.