A Renault apresentou nesta sexta-feira (16) o Mégane eVision, um conceito de veículo elétrico que serve como uma prévia de um hatchbak elétrico que a montadora está desenvolvendo para competir com o Volkswagen ID.3. “O carro parece muito futurista, mas é 95% do que o carro de produção será”, diz o CEO da empresa, Luca de Meo.
Segundo o executivo, o eVision é o primeiro de “toda uma nova geração de EVs lotados de inovações que está por vir”, baseados em uma plataforma comum chamada CMF-EV, desenvolvida por uma aliança entre a Renault, a Nissan e a Mitsubishi.
Por fora, o visual lembra o Morphoz, conceito de carro “transformer” apresentado pela Renault em março deste ano, que se estica para ganhar uma bateria extra. As rodas “nos cantos” do chassi e as baterias finas, com apenas 11 cm de altura, ajudam a aumentar o espaço interno disponível, embora imagens do interior do veículo não tenham sido divulgadas. Segundo a empresa, também aumentam a segurança, já que fazem parte da estrutura do carro e a reforçam.
Visual do Renault Mégane eVision lembra o Morphoz. Foto: Renaut
O eVision tem bateria com capacidade de 60 kWh, e recarga rápida a 130 kW, com uma autonomia estimada em 450 Km, segundo a especificação europeia Euro WLTP. A potência é de 215 hp, e o veículo vai de 0 a 100 Km/h em 8 segundos.
Carro de graça
Governos europeus vem oferecendo cada vez mais incentivos para a produção e aquisição de carros elétricos. Na Holanda há um incentivo de 4 mil euros (mais de R$ 26 mil) na compra de um elétrico novo, ou 2 mil euros (R$ 13 mil) na compra de um usado.
Já na Alemanha, um pacote de estímulo pós-pandemia oferecido pelo governo criou uma situação inusitada: é possível levar um carro elétrico como o Renault Zoe para casa praticamente de graça.
O principal concorrente da Renault no segmento é o Grupo Volkswagen, que até 2029 espera produzir 20 milhões de veículos elétricos baseados em sua plataforma modular, chamada MEB. Os primeiros modelos, como o ID.3, ID.4, ŠKODA ENYAQ, Audi Q4 e-tron e Cupra el-Born, estão chegando agora ao mercado.