Carro ‘transformer’ da Renault se estica para ganhar bateria extra

No 'modo viagem' o Morphoz fica 20 cm maior, para acomodar uma bateria extra que amplia sua autonomia para até 700 km com uma carga.
Rafael Rigues02/03/2020 15h44

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A Renault apresentou um carro-conceito que se “estica” para receber baterias extras. O Morphoz é um veículo elétrico com uma bateria de 40 KWh, que segundo a empresa é “suficiente para 90%” das viagens em cidades ou subúrbios. Mas se o usuário quiser fazer uma viagem mais longa, poderá dirigir até uma autorizada e colocar o carro no “modo viagem”. Nesta configuração ele “se estica”, aumentando seu comprimento em 20 cm, para poder receber uma bateria adicional com capacidade de 50 Kwh.

Com a bateria extra o Morphoz pode ter uma autonomia de até 700 km com uma carga. Segundo a montadora, “não há necessidade de produzir baterias com uma capacidade de 90 kWh para todos os carros. Limitar a produção desta forma reduz as emissões de carbono e é bom para o meio-ambiente”.

Além do espaço para uma bateria extra, o modo viagem reconfigura a aerodinâmica do carro, como posição do para-choque traseiro e dos defletores, para melhorar o desempenho na estrada. O veículo também pode identificar o motorista e passageiros e reconfigurar o interior de acordo com suas preferências.

A Renault afirma que o Morphoz será capaz de autonomia “Nível 3”, o que significa que o motorista não precisará prestar atenção na estrada nem manter as mãos no volante (como hoje é necessário com os Tesla).

O Morphoz poderá ser recarregado em casa por indução (sem fios) ou mesmo durante a viagem, em estradas equipadas com indutores sob a pista. Suas baterias podem ser usadas para alimentar a casa e eletrodomésticos do proprietário usando tecnologia de transmissão bidirectional de energia.

Vale lembrar que o Morphoz é um carro-conceito. Ou seja, não há previsão de custo, ou mesmo expectativa de que ele chegue ao mercado.

Fonte: Engadget

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital