Relembre por que 2019 foi o ano do modo escuro

Ao todo, 92 aplicativos e serviços já estão adaptados ao tema
Redação06/12/2019 16h18, atualizada em 06/12/2019 17h10

20191206011752-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os primeiros indícios de que os aplicativos iriam adotar um modo escuro foi em 2016. Entretanto, foi apenas três anos depois, em 2019, que este estilo decolou e inúmeros programas assumiram um fundo preto. Desde sistemas operacionais como o iOS 13, até mesmo redes sociais como o Instagram, relembre e entenda porque o modo escuro estourou este ano.

Não foram poucos programas que adotaram esse estilo: com o iOS 13, milhões de iPhones tornaram-se “escuros” ao mesmo tempo, e algo similar ocorreu com o Android Q, que atualizou vários dispositivos Android. Outros programas populares que aderiram o modo escuro são o Slack, Soundcloud, a versão móvel do Microsoft Office e nem o Google ficou fora dessa, já que o Gmail, Assistente, MapsAgendaDrive, Canary, Play Store, entre outros também foram atualizados.

As redes sociais não ficaram de fora, e Instagram, Facebook, Twitter (que reforçou seu modo escuro que já existia desde 2018) e Messenger entraram na onda. Vale lembrar que o modo escuro no aplicativo de mensagens do Facebook é ativado ao enviar o emoji de lua crescente para alguém.

Ao todo, 92 aplicativos e serviços populares oferecem a tela escura, segundo uma lista feita por Andrey Azimov, fabricante do ano da Product Hunt, um site que permite usuários compartilharem e descobrirem novos produtos.

Entre as vantagens da tela escura está a de suavizar a leitura e economizar bateria, motivos pelos quais ele pode estar tão famoso. Entretanto, um tópico no Quora debate se o modo escuro realmente é bom para todos, uma vez que usuários com astigmatismo relataram dor de cabeça e náuseas.

Para 2020, podemos esperar a ampliação desse modo nos aplicativos, considerando que alguns já são aguardados pelo público, como o WhatsApp.

Via: Mashable

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital