Pilotos se aproximando do aeroporto de Los Angeles, nos EUA, no fim da tarde deste domingo (30) relataram à torre de controle do Aeroporto Internacional da cidade um encontro inusitado: “um cara em um jetpack”, voando entre os aviões que se aproximavam de uma das pistas.

Incrédulo, o piloto do voo AA1997, da American Airlines, relatou à torre de controle: “Torre, American 1997, acabamos de passar por um cara em um jetpack. À esquerda, cerca de 100 metros de nós, próximo de nossa altitude”

publicidade

Outro piloto, em um voo da SkyWest Airlines, confirmou a visão inusitada: “Acabamos de ver o cara passar por nós com um Jetpack”. Com isso, a torre de controle começou a alertar os pilotos em outros voos: “JetBlue 23, tenha cautela, uma pessoa em um jetpack foi relatada, 270 metros ao sul da aproximação final de L.A. a cerca de 1.000 metros”.

publicidade

“Ouvimos e definitivamente estamos de olho”, respondeu o piloto.

A polícia de Los Angeles fez buscas na região do aeroporto, mas não encontrou o misterioso homem-pássaro. O Aeroporto Internacional de Los Angeles é o maior e mais movimentado aeroporto internacional na costa oeste dos EUA, e o terceiro mais movimentado no mundo. Em 2019, mais de 88 milhões de passageiros passaram pelo local.

publicidade

Recorde mundial

Em fevereiro deste ano o piloto francês Vince Reffett quebrou o recorde mundial de maior altitude com uma mochila a jato (Jetpack). Partindo do nível do mar em Dubai, ele alcançou a altitude de 1.800 metros em pouco mais de 30 segundos enquanto voava a 240 quilômetros por hora.

A mochila usada por Reffett tem uma asa de fibra de carbono e quatro pequenas turbinas a jato, que juntas podem impulsioná-lo a até 400 km/h. Todo o sistema é controlado pelo corpo do piloto e permite pairar sobre um local, mudar de direção livremente e até fazer loops.

publicidade

Em 2015 Reffett e Yves Rossy, inventor deste tipo de jetpack, fizeram uma demonstração sobre Dubai voando em formação com um Airbus A380 da Emirates Airlines, o maior avião de passageiros do mundo. Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Newsweek