Oculus: contas do Facebook com nome falso poderão perder acesso

Empresa afirmou que violações dos Padrões da Comunidade serão combatidas com suspensões e banimentos
Equipe de Criação Olhar Digital15/09/2020 17h39

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O Facebook anunciou nesta segunda-feira (14) que contas com nome falso poderão perder o acesso ao Oculus. Muitos usuários do headset ficaram insatisfeitos com a notícia de que, a partir de outubro, quem adquirir novos Oculus terá que migrar para a rede social para acessar o seu conteúdo, mesmo que já possuam conta na ferramenta de realidade virtual. Uma das soluções levantadas por quem é contra essa mudança foi a criação de contas fakes na plataforma de Mark Zuckerberg. A empresa, no entanto, afirmou que a estratégia será considerada uma violação de sua política.

“Se você violar os Padrões da Comunidade do Facebook em qualquer uma de nossas plataformas, seu acesso ao Oculus poderá ser impactado. Se sua conta for desabilitada, você pode perder todo o seu conteúdo. Nós estamos comprometidos em manter todas as nossas plataformas seguras”, declarou um porta-voz da empresa.

A companhia afirmou que banimentos só acontecerão em casos mais graves, mas o uso de nomes falsos pode gerar uma suspensão de até 30 dias, restringindo o acesso ao aparelho.

Na migração para o Facebook, os usuários que já possuem conta no Oculus poderão usar um pseudônimo, sendo obrigados a usar nomes reais apenas na rede social.

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Integração com Facebook preocupa usuários mais antigos do Oculus. Créditos: JennieBook/Shutterstock

Além disso, donos de versões antigas do headsets não serão obrigados a realizarem a mudança até 2023.

A companhia prometeu que mais detalhes serão dados no lançamento oficial da integração, em outubro.

Integração do Facebook ao Oculus

Desde que comprou o Oculus em 2014, o Facebook vem introduzindo especificidades de sua plataforma ao aparelho de realidade virtual. Alguns aplicativos, por exemplo, exigem conta na rede social para serem acessados.

Apesar do receio da comunidade do headset, especialmente com o gerenciamento de publicidades por parte da empresa, o Facebook afirma que a integração trará benefícios para os usuários de ambas as ferramentas, facilitando o acesso aos recursos de VR, como o “Facebook Horizon”, uma espécie de rede social em realidade virtual, anunciada para 2021.

Fonte: Road to VR