Niantic cria grupo para desenvolver AR em escala planetária

Parceiros incluem grandes operadoras como a Verizon, Softbank, EE, Orange, T-Mobile, SK Telecom, Telus e Globe
Rafael Rigues02/09/2020 13h56, atualizada em 02/09/2020 14h09

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A Niantic, desenvolvedora de jogos em realidade aumentada como Ingress, Pokémon Go e Harry Potter: Wizards Unite, formou um grupo de trabalho para o desenvolvimento de “experiências de realidade aumentada em escala planetária”.

Não está claro que experiências serão estas, mas entre os membros do grupo estão operadoras como a Verizon, Softbank, EE, Orange, T-Mobile, SK Telecom, Telus e Globe. A Niantic já vem falando em uma “plataforma global” pra AR há algum tempo, mais recentemente em um post em seu blog em fevereiro do ano passado.

Mapeando o mundo

A empresa anunciou em maio que irá usar tecnologias de realidade aumentada e dados coletados pelos jogadores de Pokémon Go para criar “ricos mapas tridimensionais” de locais reais designados dentro do jogo como PokéStops ou Ginásios.

Os jogadores irão gravar curtos vídeos das PokéStops, e a partir das imagens a Niantic será capaz de extrapolar um mapa tridimensional do local. Além do vídeo, serão coletados dados como data e hora, localização, modelo do smartphone, dados da câmera e como o aparelho se moveu durante a captura (dados de acelerômetro).

A Niantic afirma que quaisquer metadados que possam identificar os jogadores serão prontamente descartados, e itens como rostos e placas de carros serão “borrados” automaticamente.

“Um mapa tridimensional e legível por máquina de um local dá aos dispositivos (como telefones celulares atuais e futuros headsets) uma melhor compreensão da profundidade e complexidade do mundo real”, diz um post da Niantic sobre o anúncio.

“Usando imagens em 2D de pontos de interesse para criar um mapa 3D dinâmico do mundo podemos desencadear a evolução do mapeamento, de usos tradicionalmente orientados ao trânsito (ruas e calçadas) para informações de localização mais significativas e valiosas, baseadas nos interesses das pessoas. Quando os membros da comunidade escolhem os pontos de interesse que são importantes para eles, podemos usar essas informações para criar um novo mapa digital do mundo”, afirma a empresa.

O recurso parece ser fruto da aquisição da 6D.ai pela Niantic, em março deste ano. A startup afirmava estar desenvolvendo tecnologia para criar, via crowdsourcing, um mapa 3D do mundo real.

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital