Astrônomos da Nasa testemunharam o que pode ser considerado um dos eventos mais violentos do Universo: uma estrela sendo destruída por um buraco negro. O evento foi capturado pelo satélite Transiting Exoplanet Survey, também conhecido como TESS.

O fenômeno, conhecido cientificamente como “perturbação das marés”, acontece quando um buraco negro destrói uma estrela em pedaços enquanto a consome. Para mostrar como o fenômeno acontece, a Nasa criou um vídeo para demonstrar o acontecimento. Cientistas explicam que não é possível captar um vídeo real do momento, já que os satélites registram apenas os dados que são convertidos em gráficos posteriormente.

Os astrônomos dizem que esse tipo de acontecimento ocorre apenas uma vez a cada 10 mil ou 100 mil anos em uma galáxia do tamanho da Via Láctea. Como existem bilhões de galáxias no Universo, os cientistas conseguiram captar os dados de 40 desses eventos até agora, mas ainda é difícil identificá-los.

“Imagine que você está no topo de um centro de arranha-céus, e você deixa cair uma bola de gude nas ruas abaixo, seu objetivo é fazer com que ela entre em um buraco de uma tampa de bueiro”, explicou Chris Kochanek, professor de astronomia da Universidade de Ohio. “É mais difícil que isso”.

O evento foi visto originalmente em 29 de janeiro pelo All-Sky Automates Survey for Supernovae, uma rede global de telescópios robóticos com sede na Universidade de Ohio. O evento foi localizado em uma parte do céu onde o TESS também estava observando.

“Os dados do Tess permitem ver exatamente quando esse evento destrutivo, chamado ASASSN-19bt, começou a acontecer”, disse Thomas Holoien, do Carnegie Observatories, em Pasadena, Califórnia. “Os dados iniciais são incrivelmente úteis para modelar a física dessas explosões”.

Testemunhar um evento tão raro deve ajudar os cientistas a entendê-lo melhor. Um artigo descrevendo as descobertas, liderado por Holoien, foi publicado no The Astrophysical Journal.

“Pensou-se que todas [perturbações das marés] teriam a mesma aparência. Mas acontece que os astrônomos apenas precisavam da capacidade de fazer observações mais detalhadas deles”, disse Patrick Vallely, do Ohio State, coautor do artigo. “Temos muito mais a aprender sobre como eles funcionam, e é por isso que conseguir observar um deles e ter as excelentes observações do TESS foi crucial”.

É muito bom saber que há uma distância significativa entre nosso sistema solar e um buraco negro que faz isso, especialmente quando consideramos que a estrela destruída possui um tamanho semelhante ao do Sol:

Via: Cnet