No ano passado, a Microsoft anunciou o Surface Headphone, sua primeira tentativa de entrar no mercado de fones de ouvido. Neste ano, a empresa decidiu reforçar a aposta no evento da última quarta-feira (2), apresentando os Surface Earbuds, fones “totalmente sem fio” que começam a ser vendidos até o final do ano por US$ 250.

Os Earbuds são mais do que apenas fones de ouvido para reprodução de áudio. Eles são equipados com microfones, o que permite alguns usos pouco comuns para essa categoria de dispositivo. Por exemplo: sua integração com o Office 365 permite que ele crie legendas em tempo real para o que o usuário fala em uma apresentação.

Da mesma forma, os Earbuds são capazes de usar sua integração com a nuvem da Microsoft para reconhecer o seu discurso para fazer tradução em tempo real. É uma forma diferente de abordar a tradução via fones de ouvido em relação ao que faz os Pixel Buds, do Google, que funciona como um “peixe babel” do “Guia do Mochileiro das Galáxias”, que recebe o áudio em outro idioma e traduz para o usuário.

A superfície externa dos Earbuds são sensíveis ao toque, permitindo o controle de reprodução por gestos. Da mesma forma, a integração com o Office 365 permite que, durante uma apresentação, seja possível avançar ou retroceder slides do PowerPoint com gestos.

Um ponto importante do aparelho é sua autonomia. A Microsoft promete que uma recarga completa é válida por 8 horas de uso. Além disso, a caixinha dos fones ainda armazena mais duas cargas, então é possível utilizá-los por até 24 horas.