Mais de 50 aplicativos capturam dados da área de transferência no iOS

Apps como Fruit Ninja, DAZN e o do jornal The New York Times são alguns exemplos
Redação29/06/2020 15h57, atualizada em 29/06/2020 16h34

20191114084846

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na última semana, o iOS 14 virou notícia ao dedurar que o TikTok copia o conteúdo da área de transferência do usuário. O aplicativo afirmou que vai desativar a função, mas não é o único a fazer isso. Segundo o pesquisador de segurança Tommy Mysk, 53 apps foram identificados fazendo a mesma coisa, incluindo títulos considerados confiáveis.

O comportamento foi visto nos aplicativos da Fox News, The New York Times, The Wall Street Journal, Fruit Ninja, PUBG Mobile, Viber, Weibo, DAZN e outros. Alguns desses aplicativos apenas copiam os dados se houver alguma imagem. Certos desenvolvedores prometeram alterar este comportamento.

ReproduçãoGame PUBG é um dos apps que copia dados da área de transferência. Foto: Reprodução

A preocupação, porém, é um pouco maior. Existe a chance de muitos outros aplicativos terem comportamentos semelhantes. Há ainda a possibilidade de esses apps fazerem a mesma coisa no Android. O TikTok afirmou que o recurso anti-spam responsável pelo registro está presente apenas na versão iOS.

Dessa forma, pode ser uma boa ideia não copiar dados confidenciais e, caso seja necessário, limpar a área de transferência.

Via: Engadget

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital